Rio Tietê atinge cota de emergência em Mogi das Cruzes

28/02/2019 às 00:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A expectativa de chuva generalizada e prolongada nesta quinta-feira tende a elevar ainda mais o nível do rio.

É preocupante a situação do rio Tietê em Mogi das Cruzes, município no leste da Grande São Paulo. O nível do rio estava na cota de alerta pela manhã e subiu para a emergência no começo da noite desta quarta-feira, 27, na altura do número 575 da avenida Diogo Oliver.  

 

Pela monitoramento do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - o nível do rio atingiu a cota de emergência às 18h20, com 735,80 centímetros. Às 22 horas, a tendência era de diminuição do nível, mas permanecia na faixa de emergência, com 735,82 centímetros. A cota de extravasamento é de 736,10 centímetros. Por volta das 22h30, a chuva voltou aumentar, mas com fraca intensidade.

 

No quadro abaixo, a cor rosa indica nível de emergência e o laranja é o nível de alerta.

 

 

Nível do rio Tietê em Mogi das Cruzes, em 27/2/19

 

 

Em Guarulhos, no Jardim Guaracy, o nível do rio Tietê atingiu novamente a cota de alerta no fim da noite da quarta-feira, 27. No Jardim Romano, em São Paulo, o rio estava no nível de atenção.

 

Mais chuva nesta quinta-feira

A chuva que caiu sobre a região de Mogi das Cruzes na noite da quarta-feira, 27 de fevereiro, não foi muito volumosa, mas mesmo assim colaborou para elevação. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou de 10 mm a 20 mm acumulados em cerca de 6 horas de chuva, até por volta das 22 horas.

A preocupação agora é com o aumento da chuva esperado para esta quinta-feira, 28 de fevereiro. O tempo fica muito instável e há previsão de mais chuva, que deve persistir por várias horas por toda a Grande São Paulo. Há risco de chuva forte e volumosa sobre vários trechos do rio Tietê.

 

O tempo permanece muito instável até o sábado e até lá podem ocorrer vários eventos de chuva forte e volumosa

 

Chuva acima da média

Como a maioria das áreas da Grande São Paulo, Mogi das Cruzes também está tendo um fevereiro com excesso de chuva. Pela medição do CEMADEN, do dia 1 até o dia o dia 27 de fevereiro choveu 391,4 mm na região do Jardim Santos Dumont. Esta quantidade de chuva é muito elevada e está acima da média normal para fevereiro que varia de 200 mm a 250 mm, pelo cálculo do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%