Alerta de chuva forte no litoral da BA, MA e CE

04/03/2019 às 15:15
por Angela Ruiz

Atualizado 04/03/2019 às 15:26

Oferecimento
Veja como fica o o tempo na terça-feira de Carnaval

As nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical estão sobre a costa norte do Nordeste e provocam muita chuva entre o litoral do Maranhão e do Ceará. 

 

A situação é de alerta porque a chuva será forte e persistente várias vezes ao longo do dia, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

Para se ter uma ideia, já choveu muito neste início de março em São Luis (MA). É época de chuva frequente e volumosa. Em 4 dias já choveu 142,8 milímetros, 30% da média de chuva para o mês que é de 462 mm que é mais elevada do ano.

 

Todo o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e a Paraíba ficam em atenção para o risco de temporais isolados, incluindo as capitais, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal e João Pessoa.

 

A intensificação dos ventos ajuda a espalhar muita nebulosidade sobre o litoral da Bahia. O tempo fica mais instável, intercalando períodos de sol no decorrer desta terça-feira de Carnaval. O alerta é para o risco de chuva forte com raios para o litoral sul baiano e a capital Salvador

 

O sol aparece e faz bastante calor em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, interior e oeste da Bahia. Em Recife, Maceió e na região baiana de Barreiras já pode chover pela manhã. Meso com a presença do sol, a chuva também acontece a tarde e a noite com moderada a forte intensidade sempre acompanhada de raios e rajadas de vento.

 

Foto: Roberto Meira - Açailândia - MA

 

Até, quarta-feira, (06), todo o Nordeste terá condições para pancadas de chuva. O tempo fica mais instável com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia em todo o litoral da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco. Pode chover forte.

 

Nas demais áreas, sol forte e muito calor. O aquecimento irá favorecer o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva de forma isolada e por vezes fortes e pontuais. Há risco de queda de raios. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 83%

Teresina - PI

23°
min

31°
max

20mm / 90%