Rio de Janeiro ainda pode ter chuva forte nesta segunda

04/03/2019 às 02:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sol aparece e calor aumenta, mas risco de pancadas de chuva a partir da tarde ainda é alto

Uma frente fria se afasta no mar, ao largo do litoral do Rio de Janeiro, e um sistema de alta pressão atmosférica volta a ganhar força sobre a Região Sudeste. Isto vai enfraquecer as áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira de Carnaval permitindo maiores períodos com sol também na cidade do Rio.

 

O calor aumenta e o sol fica mais forte, mas o risco de chuva ainda é alto. A atmosfera no Grande Rio e também na região Serrana, no Sul Fluminense e na Costa Verde está extremamente úmida por causa da chuva frequente dos últimos dias. O aumento da temperatura vai facilitar a formação de nuvens carregadas no decorrer do dia.

 

Risco de chuva forte

Ainda há risco de fortes pancadas de chuva com raios à tarde e no começo da noite na cidade do Rio, no Grande Rio e nas demais regiões do estado do Rio de Janeiro. A chuva forte não deve se estender por toda a noite, mas pode causar transtornos em alguns bairros como bolsões de alagamento. A previsão é de que a chuva enfraqueça no decorrer da noite ficando fraca a moderada .

 

Desfiles

O risco de chuva no segundo dia dos desfiles das escolas de samba do Rio é maior para as escolas que desfilarem até por volta da meia-noite desta segunda-feira, 4 de março. Mesmo assim, a expectativa é de chuva fraca.

O risco de chuva na madrugada da terça-feira, 5, é ainda menor.

 

 

Foto de Alberto dos Santos Real, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Carnaval 2019 termina em sol

A partir da terça-feira, 5 de março, o sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul ganha força sobre a Região Sudeste desfazendo a intensa convergência de ar úmido que vem predomina há cerca de uma semana. Isto vai diminuir a nebulosidade  as condições para chuva no Rio de Janeiro fazendo calor aumentar.

A terça-feira de Carnaval será com sol forte no estado do Rio, mas ainda com risco de pancadas de chuva à tarde e no começo da noite por causa do calor.

A semana segue com sol, calorão e pancadas de  chuva com raios entre a tarde e a noite. Na cidade do Rio, a temperatura volta a superar os 35°C até o fim da semana.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Santos - SP

19°
min

24°
max

3mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

26°
max

2mm / 40%

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06