Semana termina com chuva de verão no Centro-Oeste

07/03/2019 às 15:22
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Calor e alta umidade do ar predominam sobre a Região. Instabilidade deve aumentar no domingo.

O padrão típico de verão deve permanecer sobre a Região Centro-Oeste do Brasil e as pancadas de chuva serão localizadas nos próximos dias. Nesta primeira semana de março, Brasília (DF) foi a capital que mais registrou chuva, seguida por Campo Grande (MS). Choveu muito pouco em relação à média, em Goiânia (GO) e em Cuiabá (MT).  

 

Todo o Centro-Oeste terá uma sexta-feira (8) quente e com sol forte. O aquecimento e alta umidade do ar vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas em geral a partir do meio da tarde. Há previsão de pancadas de chuva moderadas à fortes, com risco raios e rajadas de vento. A situação é de atenção, pois a chuva vem em forma de temporais, que serão rápidos e localizados. 

 

No sul de Goiás, há condições para um pouco de chuva na manhã desta sexta e depois as pancadas de chuva com raios retornam a partir da tarde. 

 

Foto: Gean Carlos. Castanheira/MT.

 

Como fica o fim de semana?

As pancadas de chuva típicas da estação vão continuar sobre o Centro-Oeste do Brasil no fim de semana. Antes da chuva, os períodos de sol e o calor marcam presença. Há uma tendência do aumento da instabilidade sobre o sul de Mato Grosso e o estado de Mato Grosso do Sul no domingo (10). A chuva deve ser mais duradoura e generalizada neste dia. 

 

Os temporais no Centro-Oeste vão continuar durante a primeira quinzena de março, mas sempre pontuais e com períodos de sol. "Não devemos ter um período prolongado de céu nublado e chuva em muitas áreas", afirma a meteorologista Graziella Gonçalves.  

 

Quer saber mais sobre a chuva de março no Brasil? 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

18°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

18°
min

33°
max

0mm / 0%