Chuva forte se espalha pelo Sul nesta sexta-feira

08/03/2019 às 11:30
por Maria Clara Machado

Atualizado 08/03/2019 às 11:38

Oferecimento
Dia começou com muita instabilidade pelo interior gaúcho e o alerta é para temporais em toda a Região

Nuvens de chuva se espalham pelo interior do Rio Grande do Sul e chove desde a madrugada. A chuva cai moderada à forte em algumas áreas, acompanhada por descargas elétricas. A situação é de alerta para chuva intensa e volumosa ao longo do dia no Rio Grande do Sul. Durante a manhã, a instabilidade fica concentrada principalmente no centro-oeste gaúcho e na serra, e tende a se espalhar pelas outras áreas do estado, inclusive sobre a Grande Porto Alegre, no decorrer da tarde e da noite. 

 

O risco de chuva forte e temporais também é alto no oeste catarinense, onde já chovia pela manhã. Nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, embora os períodos de sol sejam maiores, há previsão de pancadas de chuva com raios de até forte intensidade. Hoje, há risco de temporais em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR). 

 

Ventos de 90 km/h 

Intensas rajadas de vento já foram registradas na madrugada e início da manhã. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma rajada de 80 km/h em Santa Vitória do Palmar (RS), na madrugada. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC) foram quatro horas seguidas na madrugada, com rajadas de vento próximas a 90 km/h. O alerta permanece para rajadas de vento de até 100 km/h nesta sexta-feira. 

 

Veja o alerta completo para o Rio Grande do Sul!

Confira o alerta completo para Santa Catarina e o Paraná!

 

mapaSUL_08.03

  Imagem de satélite mostra fortes áreas de instabilidade sobre o interior do Rio Grande do Sul.
O alerta é para chuva intensa.

 

Volumes de chuva

Os maiores volumes de chuva observados no Rio Grande do Sul pelo INMET foram de 44 mm em Frederico Westphalen, 37,6 mm em Soledade, 36,8 mm em Uruguaiana e 36,4 mm em Campo Bom, no período entre 10 horas de quinta-feira e às 10 horas desta sexta-feira (8). 

 

No oeste de Santa Catarina, Dionísio Cerqueira teve um pouco mais de chuva, com acumulado de 17,4 mm. Já no Paraná, a chuva das últimas 24 horas, foi bastante expressiva e chegou a 68 mm em Planalto, 47,8 mm em Ivaí, 37,2 mm em Paranapoema e 35,2 mm em Japira. 

 

Dados do CEMADEN, mostram volumes próximos a 50 mm em estações medidoras de Uruguaiana e São Borja (RS) e de 74 mm em Redentora, no Rio Grande do Sul, até às 11h30 desta sexta-feira. Em Santa Catarina, o maior volume observado até o momento é de 53,2 mm em Itapiranga e no Paraná de 84 mm em Bom Jesus do Sul, 62,6 mm em Cascavel e 60 mm em Francisco Beltrão. 

 

Foto: Dolores Klassen. Colônia Nova/RS.

 

O fim de semana vai continuar com chuva em toda a Região Sul. Amanhã ainda há alerta para chuva forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No domingo, a chuva diminui pelo interior, mas será persistente sobre o leste da Região.  

 

Veja no Agroclima: Colheita do milho safra de verão atinge 51% no RS

  

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

27°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

21°
max

20mm / 67%