Muita chuva, ventania e ressaca no leste do RS e de SC

08/03/2019 às 20:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há potencial para alagamentos na Grande Porto Alegre e Grande Florianópolis

O fim de semana é de alerta para muita chuva, vento forte e ressaca no leste do Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, até a região da Grande Florianópolis. A chuva volumosa e o vento forte podem causar transtornos também nas áreas serranas na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e sobre a Grande Porto Alegre.

 

Esta situação meteorológica especial é provocada pela combinação do deslocamento de uma frente fria pelo litoral destes estados, que vem trazendo uma forte massa de ar frio de origem polar, e da atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica que avança do norte da Argentina e passa sobre o Sul do Brasil durante o fim de semana, 9 e 10 de março.

O vento marítimo gerado pela massa de ar frio vai chegar com força ao leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Grandes volumes de chuva devem ser acumulados com potencial para alagamentos. Em vários locais destas regiões pode chover de 100 mm a 200 mm até o fim da noite do domingo, 10 de março.



Previsão para a Grande Porto Alegre

O tempo fica muito instável durante todo o fim de semana na Grande Porto Alegre, com predomínio de céu nublado e chuva frequente, com potencial para alagamentos. O risco de ocorrer fortes pancadas de chuva com raios e fortes rajadas de vento é maior no sábado. Pode até ocorrer queda de granizo. As rajadas de vento podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 90 km/h. No domingo, o risco de raios é menor, mas a chuva ainda cai moderada a forte e persistente.

 

Durante todo o fim de semana, o vento da direção sudeste chega moderado a forte e constante sobre a Grande Porto Alegre levando muita umidade marítima para a região. Este vento é provocado por uma massa de ar frio de origem polar, moderada a forte, associada com a frente fria que passa pelo litoral gaúcho no fim de semana.



 

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

 

 

Serra do RS e de SC

As cidades serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina terão muita chuva no fim de semana. A chuva volumosa e por vezes forte ocorre por causa das áreas de instabilidade associadas com a baixa pressão atmosférica que passa sobre o Sul do Brasil e da forte infiltração de umidade provocada pelo vento marítimo persistente, moderado a forte.

Por causa do relevo, algumas rajadas de vento podem se aproximar dos 100 km/h durante o fim de semana.

risco de raios e de granizo principalmente no sábado, 9 de março.

 

 

Litoral do RS e de SC

Toda a faixa litorânea entre o Chuí, no sul do Rio Grande do Sul e a Grande Florianópolis também fica em alerta para muita chuva no fim de semana. Grandes volumes devem ser acumulados até o fim do domingo, com potencial para alagamentos nos centros urbanos e também em rodovias.

Além da chuva que deve cair moderada a forte durante várias horas, o vento moderado a forte e persistente e a ressaca levam água do mar para o litoral.

As rajadas de vento durante o fim de semana podem variar de 60 km/h a 90 km/h.

 

 

Alerta de ressaca

O mar fica vai ficar muito agitado no litoral do Rio Grande do Sul durante o sábado, 9 de março. No domingo, 10, a agitação marítima se espalha sobre o litoral catarinense.

risco de ressaca já no sábado no litoral gaúcho, com ondas de 2,5 metros. No domingo, o alerta de ressaca vale para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, até Florianópolis, com ondas de 2,5 metros.

 

A Marinha do Brasil já emitiu os avisos de ressaca.

 

AVISO NR 123/2019

AVISO DE RESSACA (válido de 9h de 10/3/19 até 9h de 11/3/19)

EMITIDO ÀS 1500 HMG - SEX - 08/MAR/2019

RESSACA ENTRE MOSTARDAS (RS) E FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 101200 HMG. ONDAS DE SE 2.5 METROS.

VÁLIDO ATÉ 111200 HMG.

 

AVISO NR 118/2019

AVISO DE RESSACA (válido de 21h de 8/3/19 até 9h de 10/3/19)

EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 07/MAR/2019

RESSACA ENTRE CHUÍ (RS) E CABO DE SANTA MARTA (SC) A PARTIR DE 090000 HMG. ONDAS DE S/SE 2.5 METROS.

VÁLIDO ATÉ 101200 HMG.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%