Centro-Oeste com risco de temporais localizados

11/03/2019 às 13:05
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva caiu forte sobre municípios de Mato Grosso e Goiás nas últimas 24 horas. Acompanhe como será o tempo na semana.

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Região Centro-Oeste e provocaram chuva forte especialmente em municípios de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Foram várias cidades que tiveram acumulados acima de 30 mm no período de 24 horas. O risco para temporais localizados permanece. 

 

MT e GO com bastante chuva 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram registrados 77,6 mm em Alto Taquari (MT), 74 mm em Paraúna (GO) , 67,5 mm em Jataí (GO), 51,6 mm em Rio Verde (GO), 42,4 mm em Catalão (GO), 42 mm em Brazlândia (DF), 35,6 mm em Sapezal MT) e 35,6 mm em Comodoro (MT).  

 

Mais pancadas de chuva

A segunda-feira (11) ainda começou instável com chuva em pontos de Mato Grosso e Goiás, resquício da umidade que restou do domingo (10). Em Goiás e no Distrito Federal, o céu permanece cheio de nebulosidade e a chuva pode voltar a qualquer momento do dia, podendo ser grossa. 

 

A tendência é de maiores períodos de sol durante à tarde em Mato Grosso, mas as pancadas de chuva com raios devem retornar até o final do dia. Há risco de raios e rajadas de vento de até 60 km/h. Mato Grosso do Sul também segue com as condições do tempo semelhantes. O sol e o calor vão resultar em nuvens carregadas e pancadas de chuva, que podem ser fortes pontualmente. 

 

Foto: Wilbor Rodrigues. Caldas Novas/GO.

 

Semana com temporais 

A semana vai seguir dentro dos padrões de verão por quase toda a Região Centro-Oeste, com predomínio de sol, temperaturas elevadas e pancadas de chuva em geral entre à tarde e a noite. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal podem esperar por mais temporais localizados

 

Já Mato Grosso do Sul terá maior nebulosidade em relação aos outros estados. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica que vai atuar sobre o Sul do Brasil, deve estimular o aumento das nuvens carregadas no sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (12). Há risco de chuva forte a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do estado, inclusive em Campo Grande, a chuva vem em forma de pancadas a partir da tarde. 

 

Quarta-feira (13) será o dia mais instável da semana, quando a chuva tende a se espalhar por grande parte de Mato Grosso do Sul. A chuva pode acontecer desde cedo, sendo mais frequente e generalizada, ainda com risco de chuva forte.  

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

18°
min

27°
max

0mm / 0%