Região Norte - tendência climática para o outono 2019

20/03/2019 às 11:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva e temperatura da estação sentem a influência do El Niño

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) do dia 20 de março.

No decorrer estação, o volume e a frequência da chuva diminui muito nas parte sul da Região Norte. A chuva vai parando no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no sul do Pará e sobre o Tocantins. Mas os dois primeiros meses do outono são os mais chuvosos do ano nas áreas ao norte da Região Norte.  O outono é da cheia dos rios da porção norte da bacia amazônica, como o Solimões, o rio Amazonas e o rio Negro. É também durante o outono que a chuva retorna aos poucos ao estado de Roraima, que fica muito quente e seco durante o verão.

 

O ar frio de origem polar também chega ao Norte do Brasil e isto começa a ocorrer durante o out  ar frio de origem polar também chega ao Norte do Brasil e isto começa a ocorrer durante o outono ono. Em situações especiais, a circulação de ventos sobre a América do Sul leva o ar frio de origem polar  para a região de Rondônia, Acre e para o sul do Amazonas provocando o fenômeno da friagem. As friagens podem ser bastante intensas fazendo a temperatura baixar para valores entre 10°C e 15°C. Já ocorreram friagens com menos de 10°C no Acre e em Rondônia.

 

O outono de 2019 terá a influência de um El Niño, mas com fraca intensidade. Mesmo assim, este fenômeno vai influenciar o padrão de chuva e de temperatura da estação na Região Norte. O El Niño deve persistir até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

 

Alguns destaques do outono 2019 na Região Norte

 

  • -primeiras friagens no AC, RO e sul do AM podem ocorrer já em maio
  • -El Niño enfraquece a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que diminui a chuva no norte da Região Norte
  • -El Niño prejudica a chuva no extremo norte da Região Norte. Amapá, norte do PA, RR devem ter menos chuva do que a média.
  • -Frente frias que chegam sobre a Bahia em abril estimulam a chuva no TO neste mês.

 

 

A chuva de abril pode surpreender positivamente sobre o Tocantins. Confira os detalhes da previsão de Clima para os próximos meses com a meteorologista Graziella Gonçalves.

  

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%