Chuva para e qualidade do ar piora na Grande São Paulo

03/04/2019 às 18:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Vários bairros da capital tiveram excesso de ozônio na tarde de quarta-feira, 3. Umidade do ar fiou abaixo dos 30% na capital e no interior de SP.

São Paulo está há 13 dias quase sem chuva, com predomínio de tempo seco e sol. Na estação meteorológica do Mirante de Santana, o último registro de chuva foi no dia 21 de março. De lá para cá, ocorreram chuviscos entre os dias 28 e 29 de março.

Com a falta de chuva há vários dias, o ar foi secando na Grande São Paulo. O vento enfraqueceu desde o começo desta semana e qualidade do ar piorou.



No fim da tarde da quarta-feira, 3 de abril, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) registrava qualidade do ar moderada em vários bairros da cidade de São Paulo e até ruim, na capital e em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Na maioria dos casos, a piora da qualidade do ar foi por excesso de material particulado ou ozônio.

 

A figura abaixo é a reprodução da avaliação do site da Cetesb às 17 horas de 3/4/19. A cor amarela indica qualidade do ar moderada e a cor laranja, qualidade do ar ruim.



Situação da qualidade do ar na Grande SP às 17h de 3/4/2019 (Cetesb)

 

 

O mapa das 18 horas indicava uma piora da qualidade do ar na cidade São Paulo, o nível "ruim" por excesso de ozônio no Ibirapuera, Nossa Senhora do Ó, Santana, Parque Dom Pedro  Moóca.

 

 

Situação da qualidade do ar na Grande SP às 18h de 3/4/2019 (Cetesb)

 

 

Ar seco

O ar secou um pouco mais sobre o estado de São Paulo nesta quarta-feira, 3 de abril. O nível de umidade no ar baixou para menos de 30% em alguns locais da cidade de São Paulo e também pelo interior do estado. A queda da umidade foi sentida mais fortemente no centro-leste do estado que teve um dia com pouca nebulosidade.

Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia, os menores índices de umidade no ar no estado de São Paulo na tarde de 3 de abril foram:

 

São Paulo (Mirante de Santana): 26%

Barra Bonita: 23%

São Carlos: 28%

Casa Branca: 25%

Valparaíso: 28%

Itapira: 27%

Pradópolis: 28%

Piracicaba: 27%



Quando volta da chover?

O tempo seco ainda predomina sobre o estado de São Paulo nesta quinta-feira, 4 de abril. Há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde em poucos locais do norte e oeste do estado.

Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo e nem para regiões como a Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba. O sol predomina no litoral e só há previsão de alguma chuva para região de Iguape.

 

As condições para chuva voltam a aumentar na sexta-feira, 5 de abril, com a aproximação de uma frente fria. Na tarde ou noite da próxima sexta-feira, há previsão de pancadas de chuva para todas as regiões do estado de São Paulo e algumas podem ser moderadas a fortes.

O primeiro fim de semana de abril será com maior chance de pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo e risco de chuva forte, inclusive na Grande São Paulo. Confira a previsão para os próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%