Oferecido por
A intensificação dos ventos alíseos e a proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical colaboram para formar e espalhar nuvens carregadas em boa parte do Nordeste.
A ZCIT - É uma bande de nebulosidade da região equatorial que se posiciona mais ao sul entre os meses de março e abril influenciando o regime de chuvas em grande parte da Região. É responsável por grande parte desta chuva que observamos ao longo da semana, principalmente no Maranhão, Piauí e Ceará.
No decorrer desta quinta-feira, todo o estado do Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Paraíba, de Pernambuco e a região de Petrolina, na Bahia ficam em alerta para temporais. No sul da Bahia, o sol aparece forte e a chuva acontece de forma rápida e passageira. Nas demais áreas da Bahia, em Sergipe e Alagoas por causa do calor e da alta umidade ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Foto: Samantha - São Luis - MA
MAIS CHUVA
Na sexta-feira, a ZCIT, ainda influência o Maranhão, Piauí e Ceará e ajuda a espalhar os grandes núcleos de nuvens pesadas que provocam chuva a qualquer hora do dia que por vezes podem ser fortes. A nebulosidade aumenta também sobre o oeste da Bahia, litoral de Pernambuco e Alagoas. Nestas áreas, pode chover de moderada a forte intensidade.
Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e o forte aquecimento favorece o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva a partir da tarde.