Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva deixa Teresina (PI) em emergência

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva deixa Teresina (PI) em emergência

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Ozeas Neves, Teresina (PI)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Depois da chuvarada de março, a chuva forte e volumosa dos primeiros dias de abril de 2019 causa mais estragos nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Na noite da quinta-feira, 4, o prefeito de Teresina decretou situação de emergência por causa dos problemas causados pelo excesso de chuva dos últimos dias e da elevação do nível dos rios Poti e Parnaíba que passam pela cidade.

     

    Confira quanto choveu no período de 24 horas e de 4 dias em alguns locais destes estados, pela mediação do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. O acumulado de chuva em 24 horas é entre aproximadamente 20 horas de 3/4/19 e 20 horas de 4/4/19. O acumulado de chuva em 4 dias é entre aproximadamente 20 horas de 31/3/19 e 20 horas de 4/4/19. Os valores foram aproximados para facilitar a leitura.



    Cidade

    UF

    Chuva 24h (mm)

    Chuva 4 dias (mm)

    Parnaíba

    PI

    143

    344

    Teresina

    PI

    129

    196

    Ilha Grande

    PI

    108

    344

    Apicum-Açu

    MA

    103

    119

    Crato

    CE

    102

    165

    Presidente Vargas

    MA

    89

    103

    Boa Vista do Gurupi

    MA

    84

    132

    Fortaleza

    CE

    69

    137



    Previsão de mais chuva

    Toda a chuva vem das fortes áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico típico do Nordeste do Brasil nesta época do ano. A ZCIT atuou forte sobre o Nordeste em março e continua muito ativa sobre a Região neste início de abril.

     

    A previsão é de mais chuva para os próximos dias na faixa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Até pelo menos a segunda-feira, as pancadas de chuva serão frequentes e há risco de chuva forte em várias regiões do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte. As capitais São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal continuam sujeitas a chuva forte.

     

    Os demais estados do Nordeste também continuam tendo pancadas de chuva nos próximos dias, mas com maiores períodos com sol.https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/04/02/balanco-da-chuva-de-marco-de-2019-nas-capitais-brasileiras-3617

     

     

     

     

    Foto de Ozeas Neves, Teresina (PI)

     

    Teresina: metade da chuva de abril em 4 dias

    Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 4 dias Teresina recebeu 52% da média de chuva normal para o mês de abril. Choveu quase 137 mm, sendo que a média é de 266 mm.

    Voltou a chover forte sobre Teresina na noite da quinta-feira, 4. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou quase 42 mm de chuva em apenas 1 hora, o tecnicamente é um volume de água bastante elevado para este período de tempo.


    Em Natal, pela medição do INMET, teve 158 mm nos quatro primeiros dias de abril, que representam 58% da média de chuva do mês que é de 272 mm.

     

    Em Fortaleza já choveu quase 128 mm em 4 dias, 31% da média de chuva de abril é que de 413 mm.

     

    Veja a análise da chuva de março de 2019 no Brasil

     

    Confira como foi a chuva de março de 2019 nas capitais brasileiras

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias