Litoral de SP pode ter problemas com mais chuva

06/04/2019 às 13:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade vão persistir por vários dias. Saiba o que provoca o excesso de chuva.

A passagem de uma frente fria e a temperatura da água do mar que ainda está acima do normal estimulam a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no litoral de São Paulo no fim de semana, 6 e 7 de abril de 2019. Várias áreas de instabilidade se desenvolvem com potencial para provocar chuva moderada a forte.



A chuva se prolonga por várias horas causando grande acúmulo de água. A situação é novamente de alerta para o litoral paulista que já sofreu com muitos eventos de chuva intensa em fevereiro e em março. Em fevereiro, algumas áreas de Santos, Itanhaém e Peruíbe registraram volumes em torno de 800 mm. Em março de 2019, o litoral paulista foi uma das regiões mais chuvosas do país.

 

A situação de chuva volumosa deve começar a ser observada especialmente na noite do sábado, 6 de abril, persistindo pelo domingo, 7. Mas tem previsão de mais chuva para a madrugada e manhã de segunda-feira, 8 de abril. O risco de raios é baixo, mas podem ocorrer alagamentos e quedas de barreira, pois o solo e as encostas ainda estão com muita água, mesmo tendo parado de chover no começo de abril. Veja o alerta especial.



Próxima semana

A população do litoral de São Paulo também deve ficar atenta para os transtornos causados pela chuva volumosa no começo da próxima semana. A área de baixa pressão atmosférica influencia o litoral paulista até a quarta-feira, 10 de abril. Até lá, todas as praias terão muita nebulosidade e chuva frequente.

 

 

 

Foto de Atila Ueda, Caraguatatuba (SP)

 

Chuva volumosa de fevereiro de 2019

Confira quanto choveu em fevereiro de 2019 em alguns locais do litoral de São Paulo, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, da Defesa Civil de São Paulo e do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.




Cidade/local

Chuva em fevereiro 2019 (mm)

Santos/Sítio das Neves

812

Peruíbe/Jardim Veneza

811

Itanhaém/Nsa. Sra. Sion

806

São Vicente/Jardim Rio Branco

783

Iguape

690

Ubatuba/Praia do Lázaro

641

Bertioga

600

Praia Grande/Cidade da Criança

575

Santos

513

Mongaguá

554

Guarujá/Enseada

496

Ilhabela/Armação

489

São Sebastião/Morro do Abrigo

478

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio Branco - AC

24°
min

30°
max

15mm / 90%