Sul esquenta e terá pancadas de chuva no fim de semana

12/04/2019 às 15:29
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Umidade aumenta e chuva pode retornar em mais áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná

O Sul do Brasil fica mais quente neste fim de semana. É esperado o aumento da umidade e o retorno das pancadas de chuva em mais áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, depois de uma semana seca em grande parte da Região. 

 

Pancadas de chuva com raios 

A volta da chuva será possível devido a uma mudança na direção dos ventos sobre a Região. Os ventos passam a trazer novamente o ar quente e úmido do interior do Brasil para o Sul, a temperatura sobe e com mais umidade no ar, as nuvens voltam a crescer provocando pancadas de chuva com raios, de forma localizada. 

 

Neste sábado (13) há chance de algumas pancadas de chuva a partir da tarde no norte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no oeste do Paraná. O tempo continua firme, com predomínio de sol,  no centro-leste paranaense, inclusive na Grande Curitiba

 

Já a Grande Porto Alegre que veio de uma sexta-feira com muitas nuvens e até um pouco de chuva, fica com o tempo aberto e sol forte. O leste de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, ainda recebe a influencia de ventos marítimos. O sábado pode começar com garoa na região e depois o sol aparece junto de bastante nebulosidade. 

 

A aproximação de uma frente fria deixa o domingo (14) quente no Sul. O sistema nem vai chegar a avançar e será desviado para o mar. Porém, os três estados terão condições para pancadas de chuva com raios, que onde ocorrer poderá ser moderada à forte. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba poderão ter pancadas de chuva no período da tarde e da noite. 

 

Foto: Ricardo Pigatto. Erechim/RS.

 

Semana começa com chuva 

O início da semana ainda será com previsão de pancadas de chuva. Os ventos do sistema de alta pressão, que vem com a frente fria, passam a levar umidade primeiramente para o leste do Rio Grande do Sul e depois para o leste de Santa Catariana e do Paraná. A tendência será do aumento da nebulosidade e da chuva em toda a costa leste da Região. Pode voltar a chover forte, principalmente na terça-feira (16). 

 

  

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%