ZCIT mantém risco de temporais no Nordeste

16/04/2019 às 16:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Pancadas de chuva ainda são frequentes especialmente na costa norte da Região. Confira a previsão completa.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa e intensa próxima à costa norte do Nordeste. Abril ainda é época normal de atuação do sistema na Região. A chuva não para e as pancadas de chuva ainda poderão ser fortes nos próximos dias. 

 

Litoral com risco de chuva forte 

A quarta-feira (17) será marcada por períodos de sol em todo o litoral nordestino, mas as pancadas de chuva tendem a ser mais frequentes na parte norte da Região. A chuva já pode começar cedo em municípios do litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Esta será a área mais próxima da ZCIT e ainda está mantido o alerta para temporais, inclusive nas capitais São Luís (MA) e Fortaleza (CE). 

 

Na parte leste da Região, também são esperadas pancadas de chuva na Paraíba e em Pernambuco, moderadas à fortes. Alagoas, Sergipe e o litoral da Bahia terão chuva mais rápida, sem alerta. 

 

A chuva foi forte em Sergipe nesta terça-feira  

 

Ao contrário das áreas litorâneas, o ar está mais seco em parte do interior do Nordeste. Grande parte do interior da Bahia e o sertão de Pernambuco ficam sem chuva nesta quarta-feira. Algumas pancadas de chuva com raios serão observadas nas demais áreas do interior da Região. 

 

 

Foto: Alisson Pires. São Luís/MA.

 

Como ficam os próximos dias?

As condições do tempo serão semelhantes nos próximos dias. O Nordeste vai continuar com mais instabilidades, chuva frequente e temporais em toda costa norte, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. O sol aparece com mais força em outras áreas, embora ocorram pancadas de chuva com raios. A massa seca deve persistir e influenciar principalmente o interior da Bahia e de Pernambuco, inibindo a possibilidade de chuva. 

 

Confira abaixo os volumes de chuva estimados para todo o Nordeste nos próximos dias: 

 

chuva_17.04 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

25°
min

31°
max

15mm / 90%