Alerta de temporal no Rio Grande do Sul

24/04/2019 às 14:55
por Angela Ruiz

Oferecimento
Na fonteira gaúcha as rajadas de vento podem alcançar até 90km/h

Depois da passagem de uma frente fria em alto mar, outros sistemas vão contribuir para a formação de grandes núcleos de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul.

 

Um sistema de alta pressão no mar e um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera colaboram para o transporte do ar frio e úmido para o Rio Grande do Sul. O ar quente que vem do Norte do Brasil também chega ao estado e o contraste destas duas massas vai formar muitas áreas de instabilidade. 

 

Nesta quinta-feira, todo o centro sul gaúcho fica em alerta para temporais. Na região da fronteira, o dia começa chuvoso com ventos soprado entre 60 a 90km/h. Na capital Porto Alegre, na hora da chuva forte as rajadas de vento podem alcançar até 70km/h.

 

Na região de Passo Fundo, no norte do estado, toda a região serrana, Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná ficam em atenção nesta quinta-feira para o risco de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.  

 

No norte do Paraná, o sol aparece as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. 

 

Foto: Alessandra de Mello - Montenegro - RS

 

Mais chuva nos próximos dias

 

Na sexta-feira, todo o centro-sul gaúcho permanece com o tempo instável, com muita nebulosidade e previsão de chuva persistente a qualquer hora do dia que por vezes podem ser fortes. Não dá para descartar o risco de temporais isolados. 

 

Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece e a partir da tarde as condições são favoráveis a pancadas de chuva isoladas com raios. 

 

No sábado, a tendência é que vários sistemas meteorológicos atuando em juntos no Sul do país e  ajudem a formar e espalhar muitas áreas de instabilidade na Região. Há risco de temporais nos três estados. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Passo Fundo - RS

11°
min

15°
max

10mm / 86%

Porto Alegre - RS

16°
min

21°
max

30mm / 86%

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12