Oferecido por
Uma tromba d'água se formou entre Araruama e Silva Jardim, na Região dos Lagos no final da tarde de ontem (23). O fenômeno foi flagrado por moradores na Lagoa de Juturnaíba.
Os meteorologistas da Climatempo classificaram este evento meteorológico como uma tromba d'água não tornádica. O fenômeno tem o formato de funil, o que lembra visualmente um tornado.
Imagem divulgada em Redes Sociais da tromba d'água que se formou nesta terça-feira,
dia 23, na região de Araruama.
"Tudo indica que esta tromba d'água é do tipo não tornádico, devido às condições meteorológicas observadas ontem na região de Araruama. Este tipo se desenvolve na superfície da água em direção à nuvem, ou seja, debaixo para cima", explica a meteorologista Bianca Lobo. "Já o tipo tornádico, tem a formação igual a de um tornado e recebe o nome tromba d'água, por se formar sobre água, como em lagoas, rios e mar", completa a meteorologista.
Trombas d'água podem provocar danos pontuais por onde passar, como por exemplo, em embarcações. Em Araruama, não houve danos, nem feridos nesta terça-feira.
Entenda a diferença entre tornado e uma tromba d'água no Explicando o Tempo!
Pancadas de chuva no centro-sul fluminense
A quarta-feira segue com predomínio de sol e calor em todo o estado do Rio de Janeiro. As nuvens aumentam e novamente podem ocorrer pancadas de chuva moderadas a fortes durante à tarde e a noite. A expectativa são de pancadas localizadas e hoje, o maior risco de chuva forte é para áreas serranas e a Baixada fluminense.
Pode chover de forma rápida e isolada no interior do estado e na Região dos Lagoas. O norte fluminense continua ensolarado e seco.