Chuva se espalha e ganha força sobre o RS

25/04/2019 às 11:06
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Há alerta para temporais na Região Sul nos próximos dias

O tempo mudou no Rio Grande do Sul como o esperado e várias áreas do estado começam a quinta-feira (25) com chuva, de maneira geral entre fraca a moderada intensidade. Os maiores volumes até o momento foram observados na fronteira gaúcha com o Uruguai. O choque do ar frio e úmido, de um sistema de alta pressão no mar, com o ar quente e úmido, vindo do Norte do Brasil, gera nuvens carregadas e a chuva ganha força no decorrer do dia. Há risco de chuva forte em todo o estado, inclusive na Grande Porto Alegre

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) choveu no período de 12 horas (entre às 21 horas da quarta-feira e às 09 horas desta quinta-feira), 37,8 mm em Uruguaiana, 28,2 mm em Quaraí, 23,6 mm em Santana do Livramento e 21,4 mm em Dom Pedrito. Pelos dados do CEMADEN, o acumulado de chuva chegava a quase 60 mm em Uruguaiana e quase 46 mm em São Borja até às 10h30.  

 

A chuva tende a se espalhar por todo o estado do Rio Grande do Sul e se intensifica ao longo do dia, avisam os meteorologistas. As rajadas de vento mais intensas podem chegar a 70 km/h. Já Santa Catarina e o Paraná podem ter pancadas de chuva mais isoladas nesta quinta, que pontualmente podem ser fortes.  

 

Foto: Alessandro Mello Montenegro/RS
 

Sul fica em alerta para mais temporais nos próximos dias 

Toda a instabilidade deve persistir sobre o Rio Grande do Sul e ganha força especialmente entre o norte e noroeste gaúcho nesta sexta-feira (26). Há alerta para mais chuva forte em forma de temporais. Em Santa Catarina e no Paraná, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde, com uma tendência do aumento da chuva sobre ambos os estados na noite de sexta. 

 

O fim de semana ainda vai começar com alerta de temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica no mar, próximo a costa gaúcha. 

 

Só no domingo (28), a chuva começa a diminuir sobre o Rio Grande do Sul, mas continua em Santa Catarina e no Paraná. O ar frio de origem polar avança sobre a Região provocando diminuição nas temperaturas. 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

13°
min

18°
max

45mm / 90%

FASES DA LUA

  • Cheia
    18/05
  • Minguante
    26/05
  • Nova
    04/05
  • Crescente
    11/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12