Chuva aumenta no MS, MT e em parte de GO no fim de semana

26/04/2019 às 17:02
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja onde há risco de temporal

As condições de chuva aumentam neste último fim de semana de Abril na maioria das áreas do Centro-Oeste do país.   

 

Neste sábado, uma mudança no padrão de circulação dos ventos e a influência de um sistema de baixa pressão que se forma no Sul vai ajudar a espalhar áreas de instabilidades sobre o sul e oeste de Mato Grosso Sul. Nestas localidades, o tempo fica instável com previsão de chuva forte a qualquer hora. Há risco de temporal. 

 

Nas demais áreas, em Campo Grande e também no sul, oeste e norte de Mato Grosso, inclusive em  Cuiabá atenção par ao risco de pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento moderadas de até 50km/h.

 

No leste de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o ar seco e quente ainda predomina e inibe as condições de chuva. 

 

Foto: Alexandre Carvalho - Caarapó - MS

 

No domingo, as áreas de instabilidade se espalham sobre o Mato Grosso do Sul, sul e região do Pantanal de Mato Grosso. O céu fica carregado de nuvens e chove a qualquer hora do dia, por vezes forte. Não dá para descartar o risco de temporais.

 

Nas demais áreas de Mato Grosso, o sol aparece as nuvens aumentam e a partir da tarde as condições são favoráveis para pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade acompanhadas de descargas elétricas atmosféricas. 

 

O ar seco perde força em Goiás e a umidade aumenta no centro-sul do estado. Em Rio Verde, e na capital Goiânia, volta a ocorrer pancadas de chuva isoladas a partir da tarde com raios. No Distrito Federal, o ar seco predomina e inibe a ocorrência de chuva, inclusive em Brasília

 

Tendência

 

A tendência é que na segunda-feira (29), a instabilidade peca força e o sol apareça com mais força em todos os estados da região e no Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul,  a chance de chuva é muito pequena por causa da entrada de um ar mais seco sobre o estado que vai ajudar a inibir a formação de nuvens.

 

Em Cuiabá, Goiânia e Brasília há condições para pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade a partir da tarde. Há risco de queda de raios. 

   

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

38°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

22°
min

33°
max

0mm / 0%