Atenção para o aumento da chuva em Maceió e em Aracaju

30/04/2019 às 14:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Passagem de frente fria provoca mais de 100 mm em 12h no sul da Bahia. Confira como fica o tempo no Nordeste nos próximos dias.

A passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia provocou chuva moderada a forte e por várias horas na região de Caravelas. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um total acumulado de 116,8 mm em 12 horas. A chuva começou no início da madrugada desta terça-feira, 30 de abril, e até por volta do meio-dia ainda chovia por lá, mas com fraca intensidade.

 

 

A passagem desta frente fria provocou chuva em vários locais do sul da Bahia, mas em geral de fraca intensidade. Em Itamaraju, no interior da região, o INMET registrou chuva forte também com acumulado de 32,4 mm em 4 horas de chuva.

As nuvens carregadas desta frente fria já se afastaram do sul do Bahia, mas ainda chove no decorrer da tarde e até na noite desta terça-feira, mas sem temporais.

 

Alerta de chuva forte no feriado de 1º de Maio

O feriado desta quarta-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalho, é com alerta para chuva forte no leste e litoral dos estados de Sergipe e de Alagoas. As capitais Aracaju e Maceió podem ter problemas com o excesso de chuva. A população deve ficar atenta para possíveis alagamentos e queda de raios.

Por causa da influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), as pancadas de chuva durante o feriado serão frequentes e podem ser moderadas a fortes sobre o norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão.

O sol e o tempo predominam no centro, oeste e sudoeste da Bahia. O restante do Nordeste tem períodos com sol e pancadas de chuva, com risco de raios.

 

 

Foto de Chayeny Lima, Mulungu (CE)

 

 

Massa de ar seco

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Nordeste no decorrer da semana e as condições para chuva diminuem não só na Bahia, mas também no interior dos demais estados do Nordeste. Mas até a quinta-feira, 2 de maio, ainda tem previsão de pancadas de chuva para a maioria das áreas do litoral e do interior do Nordeste.

O predomínio de tempo seco deve ser percebido a partir da sexta-feira e no primeiro fim de semana de maio.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

23°
min

28°
max

5mm / 60%

Maceió - AL

21°
min

27°
max

20mm / 60%