Ar frio polar entra com força no Centro-Oeste

13/05/2019 às 11:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/05/2019 às 16:42

Oferecimento
Cuiabá registra menor temperatura em 2019 até agora. Clima de outono continua nas madrugadas desta semana em parte de MT e de MS.

Como já vinha sendo esperado, o ar frio de origem polar chegou ao oeste e sul de Mato Grosso por causa da passagem de uma frente fria. A temperatura baixou muito nestas regiões  e também em Mato Grosso do Sul, que registrou a menor temperatura do Centro-Oeste nesta segunda-feira.

 

O Clima de outono vai persistir nas madrugadas desta semana e novos recordes de frio para este ano poderão ocorrer.



Recorde de frio em Cuiabá  

Com temperatura mínima de 19,3°, a madrugada de 13 de maio foi a mais fria do ano até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O recorde anterior era de 20°C, no dia 7 de abril. O recorde anterior era de 20°C, em 7 de abril. A medição foi feita da estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia

 

Foto de Juceleni Maria Braga - Cuiabá, MT

 

 

Em Campo Grande, onde o INMET só tem medição automática, a temperatura também baixou nesta segunda-feira e a mínima foi de 18,8°C, mas o recorde atual ainda é a temperatura de 16,6°C registrada em 9 de abril.

Entre os dias 6 e 9 abril, uma massa de ar frio de origem polar entrou pelo interior da América do Sul e fez a temperatura baixar até em Rondônia e no Acre. Esta friagem do começo de abril foi atípica, mas em maio, eventos de resfriamento intenso em áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul são bastante comuns.

 

O ar frio de origem polar passar o dia todo sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o centro-oeste e o sul de Mato Grosso, o que vai dificultar bastante a elevação da temperatura no decorrer desta segunda-feira, 13 de maio. A sensação é até de friozinho no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

 

MS registra baixa temperatura

O sul de Mato Grosso do Sul esfriou muito desde ontem, quando o ar frio de origem polar começou a atingir a região. Mas a madrugada desta segunda-feira foi gelada em Ponta Porã e a temperatura mínima foi de apenas 11,7°C. Esta foi a menor temperatura na Região Centro-Oeste do Brasil hoje.

 

O sul de Mato Grosso do Sul é normalmente a primeira região do Centro-Oeste do Brasil que sente a chegada do ar frio de origem polar que chega ao país de forma continental, fazendo caminho pelo interior da Argentina e Paraguai. A maioria das massas frias que vêm da Antártica chegam ao Brasil pelo mar.

 

Mais frio nos próximos dias

Esta massa de ar frio polar que chegou ao Centro-Oeste não tem força para derrubar a temperatura em toda a Região, mas vai influenciar o Mato Grosso do Sul  parte de Mato Grosso por mais 2 ou 3 dias.

 

As madrugadas podem ficar mais frias até a quarta-feira e há chance de novos recordes de baixa temperatura para este ano em Campo Grande e em Cuiabá.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

28°
max

10mm / 67%