Centro-Oeste tem grande amplitude térmica nesta terça-feira

20/05/2019 às 16:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar seco predomina e reduz os níveis de umidade do ar na Região. Temperaturas sobem mais bastante à tarde.

Uma massa de ar seco ganhou força sobre o Centro-Oeste e ainda atua na maioria das áreas da Região durante esta terça-feira (21). Com a ausência de nuvens no céu, o amanhecer ainda é frio em algumas áreas, mas a tarde promete ser quente em todos os estados e no Distrito Federal. 

 

Capitais esquentando 

O predomínio será de sol, pouca nebulosidade e tempo aberto nesta terça-feira. O dia ainda começa fresquinho em algumas áreas, porém a presença de ventos quentes vindos do Norte do Brasil e a presença do sol forte, ajudam as temperaturas subirem bastante no período da tarde. 

 

Goiânia (GO) e Brasília (DF) serão as capitais que começam o dia com as menores temperaturas, próximas de 15 e 14 graus. Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) amanhecem com temperaturas em torno de 20 graus, ou até um pouco menos. 

 

Locais do sul de Goiás ainda terão uma madrugada fria, com os termômetros novamente perto dos 10°C. 

 

Durante à tarde pode esquentar um pouco mais em relação a esta segunda-feira (20). O calor em Cuiabá pode até passar dos 35°C e em Campo Grande fica perto dos 30°C. Em Goiânia a temperatura poderá ficar um pouco acima dos 30°C e Brasília deve sentir o calorzinho em tornos dos 27°C. 

 

Não há previsão de chuva na maioria das áreas. Somente o norte de Mato Grosso e o sul de Mato Grosso do Sul terão condições para algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde. 

 

Foto: Gean Carlos Castanheira/MT
 

Umidade do ar em queda

Outra situação do tempo que vai chamar a atenção na Região Centro-Oeste é queda nos níveis de umidade do ar. O aeroporto de Marechal Rondon, em Cuiabá, registrou umidade relativa do ar de apenas 30% às 15 horas desta segunda-feira e a situação pode se repetir nesta terça-feira. 

 

Áreas do sul de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul poderão registrar valores de umidade perto ou até abaixo de 30% na tarde desta terça, já deixando várias cidades em estado de atenção. 

 

As pancadas de chuva retornam por mais áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul a partir da quarta-feira (22).

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%