Oferecido por
Uma nova frente fria acompanhada por uma forte massa polar continental está sendo esperada para o final desta semana. O vento frio desta nova massa polar terá força suficiente para alcançar novamente áreas ao sul da Amazônia, caracterizando o fenômeno da friagem. Esta será a terceira friagem deste outono na Região Norte até agora.
Friagem e novos recordes de frio à vista
A queda nas temperaturas sobre o Acre, Rondônia e o sul do Amazonas deverá ser observada na próxima sexta-feira (24), com a entrada dos ventos frios de origem polar sobre a região. Há chance das capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) baterem um novo recorde de frio do ano.
Até agora as menores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são de 17,2°C em Rio Branco e de 19,5°C em Porto Velho, ambas no dia 17 de maio. "Esta friagem poderá ser mais intensa e conseguir resfriar inclusive municípios do sul do Amazonas" afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
A friagem que começa a ser sentida na madrugada de sexta-feira poderá ocorrer até domingo (26).
Foto: Marcos Vinicius Amorim Cacoal/RO
Calor nas demais áreas
As demais áreas da Região Norte vão continuar quentes. O Tocantis continua na tendência de tempo mais seco, com temperaturas elevadas. As outras regiões e estados permanecem abafados e com previsão de mais pancadas de chuva, com risco de chuva forte.