Oferecido por
Nuvens de chuva se espalham mais por todo o Sul do Brasil e chuva pode cair forte no decorrer desta quinta-feira (23). O maior risco de temporais hoje é para o litoral e as capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h na hora da chuva e as temperaturas estão em queda em toda a Região.
Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) os maiores volumes de chuva registrados em 24 horas, até às 10 horas desta quinta-feira, foram de 52 mm em Dom Pedrito (RS), 41 mm em Lages (SC), 36,6 mm em Tramandaí (RS), 31 mm em Bagé (RS) e 30,8 mm em Ivaí (PR). Várias outras cidades tiveram acumulados entre 15 mm e 27 mm de chuva.
Foto: André C. Porto Alegre/RS
Ciclone extratropical se forma na costa
A população do Sul do Brasil deve se preparar para mais chuva e ventania nesta sexta-feira (24). Segundo os meteorologistas, a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil, vai causar tempo severo entre o nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, o litoral e a serra gaúcha, o sul de Santa Catarina e a Grande Florianópolis. A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa muitos raios, ventos fortes, com rajadas que poderão atingir 100 km/h, em todas estas áreas. A chuva terá potencial para causar alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.
Além disso, o vento forte constante no oceano vai causar grandes ondas que atingem a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mar fica muito agitado e há risco de ressaca em todo o litoral gaúcho e litoral sul catarinense, com ondas que podem chegar a 3 metros.
No Paraná, a chuva vai se concentrar no leste do estado. Também há alerta para muita chuva no litoral e na Grande Curitiba, com rajadas de vento que poderão chegar a 80 km/h.
Esfria muito no fim de semana
Depois de toda a chuva desta sexta-feira, uma grande massa de ar frio vai gelar o Sul do Brasil no fim de semana. Há expectativa de geada no sábado (25) e no domingo (26).
Confira como será a atuação na nova massa polar aqui!