Frente fria vira o tempo em SP nesta sexta

23/05/2019 às 23:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura entra em rápido declínio no decorrer do dia em todo o estado. Cidade de São Paulo pode ter 10°C no fim de semana.

Uma frente fria avança do Sul do Brasil para São Paulo associada a um ciclone extratropical e a uma forte massa de ar polar. Nuvens carregadas se espalham pelo estado e voltam ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões do estado. A temperatura entra em declínio acentuado e a noite desta sexta-feira, 24 de maio, já será fria, mas o frio aumenta no fim de semana e bate recorde. O ciclone extratropical provoca vento forte no litoral paulista.




Frio aumenta durante o dia

Com o ar frio entrando no estado, o aumento do vento e a chuva, a temperatura cai rapidamente no decorrer da tarde e noite da sexta-feira, 24, já seja fria em todo o estado.

A tarde da quinta-feira, 23, foi quente e a tarde da sexta já será com sensação de frio em muitas áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo.

 

As mais baixas nesta sexta-feira devem ser registradas à noite e não ao amanhecer. Assim, muita gente vai achar que o início da manhã não estará frio, mas vai mudar de ideia no fim da tarde.

 

Menos de 10°C

As madrugadas e as noites deste fim de semana serão as mais geladas do ano até agora no estado de São Paulo, com temperaturas abaixo dos 10°C, ou pouco acima deste valor, em praticamente todas as regiões do estado. Vai esfriar muito também no litoral e na Grande São Paulo. A cidade de São Paulo também pode registrar 10°C no fim de semana batendo o recorde de frio para este ano.

 

 

Foto de Philippe Peinhopf de Paula, São Paulo (SP)

 

 

Chuva

São Paulo tem uma sexta-feira com tempo instável e chove em vários momentos do dia. Há risco de chuva moderada a forte, principalmente pela manhã e durante a tarde. A chuva diminui de intensidade durante a noite e a sensação de frio só aumenta.

 

No litoral paulista, apesar deste risco de chuva forte, não se espera chuva tão volumosa e duradoura como na semana passada.

 

Sol no fim de semana

Com a entrada do ar frio e seco polar, o tempo fica firme no fim de semana. As nuvens carregadas se dissipam. O céu fica cada vez mais azul e o sol aparece forte, mas a sensação de frio continua. Só esquenta um pouco debaixo do sol.

 

Atenção com vento forte no litoral

Um ciclone extratropical se organiza no litoral da Região Sul do Brasil e já começar a aumentar a velocidade dos ventos no litoral de São Paulo durante esta sexta-feira, 24 de maio. As rajadas de vento moderadas a fortes pode  alcançar de 60 km/h a 80 km/h. Estas rajadas continuam na madrugada e manhã do sábado, 26 de maio, e vão enfraquecendo durante a tarde à medida que o ciclone extratropical se afasta para alto-mar.

O domingo será com pouco vento.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%