Interior do Nordeste está mais seco

23/05/2019 às 16:59
por Angela Ruiz

Oferecimento
Risco de chuva moderada a forte é mais alto no Maranhão

Ao contrário do Sul do Brasil que tem registrado chuva e frio - a maioria das áreas do Nordeste está sob a influência do ar mais seco que tem provocado queda de umidade, principalmente no oeste da Bahia.

 

No decorrer desta sexta-feira (24), todo o interior de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, sul e leste do Piauí podem registrar temperaturas altas, sol e calor e nenhuma gota de chuva.

Na faixa litorânea entre Salvador e Natal, o vento úmido que sopra do mar favorece a ocorrência de chuva rápida e passageira. 

 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece as nuvens aumentam e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas. No Maranhão, as pancadas são pontuais de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.    

 

Último fim de semana de maio com mais sol 

 

No último fim de semana de maio, a massa de ar seco ganha força pelo interior da maioria dos estados do Nordeste.

 

No sábado, o ar seco volta a ganhar força e inibe a chuva na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, interior da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará e no centro-sul do Piauí.

 

Pancadas de chuva rápidas e passageiras acontecem em Fortaleza, Natal e João Pessoa. Nas demais áreas, o calor e a umidade ajudam a formar nuvens que provocam pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Em alguns momentos pode chover forte no Maranhão. 

 

No domingo, a faixa litorânea entre Natal e Salvador tem muito sol, calor e chuva rápida. A circulação dos ventos na atmosfera formam muitas nuvens no litoral sul da Bahia. O tempo fica mais instável com previsão de chuva a qualquer hora. 

No Maranhão, centro-norte do Piauí e no norte do Ceará, o tempo quente e úmido favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde que podem vir acompanhadas de raios. 

 

Foto: Allison Pires - Barreirinhas - MA

  

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%

João Pessoa - PB

24°
min

31°
max

10mm / 90%