Oferecido por
A frente fria que virou o tempo em São Paulo na sexta-feira, 24, não provocou muita chuva, mas trouxe uma forte massa de ar frio e um ciclone extratropical que fizeram a temperatura despencar e causaram fortes rajadas de vento.
No fim de semana, o sol predomina, o vento diminui e o frio aumenta em todo o estado.
Vento diminui
O vento diminui no fim de semana com o afastamento do ciclone extratropical para alto-mar. Mesmo assim, na madrugada e manhã do sábado, 25 de maio, ainda podem ocorrer rajadas de vento de até 60 km/h na Grande São Paulo e pelo interior do estado.
No litoral, estas rajadas podem chegar aos 80 km/h. As ondas aumentam no decorrer do dia e o mar já ficará agitado durante a tarde e à noite.
Na noite da sexta-feira, 24 de maio, até 21 horas, as rajadas de vento na cidade de São Paulo haviam chegado aos 50 km/h.
Menos de 10°C
O ar frio de origem polar será sentido durante todo o fim de semana no estado de São Paulo deixando as noites geladas e as tardes amenas. A sensação de frio diminui apenas debaixo do sol.
Praticamente todas as regiões do estado de São Paulo amanhecem com temperaturas em torno dos 10°C. Pode gear na região de Campos do Jordão com temperaturas um pouco abaixo dos 5°C.
A cidade de São Paulo deve bater o recorde de frio para 2019 que atualmente é de 14,6°C, no dia 22 de maio.
Curiosidade sobre o frio de maio de 2018
Há 1 ano, o estado de São Paulo também sentiu a influência de uma forte massa de ar frio de origem polar. Na capital paulista, o período mais frio do mês foi entre os dias 20 e 25 de maio, quando a temperatura baixou para menos 10°C em três dias consecutivos.
Confira as mínimas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia
20/05/2018: 9,6°C
21/05/2018; 9.3°C;
22/05/2018: 9.7°C
23/05/2018: 11.4°C
24/05/2018: 12.5°C
25/05/2018: 12.1°C
Foto de Roselange Aparecida Donato, Barretos (SP)
Sol e tempo seco
A massa de frio que chegou ao Brasil tem características de inverno e trouxe um ar frio e seco. A passagem deste ar gelado sobre São Paulo vai deixar a umidade do ar muito baixa e por isso poucas nuvens vão conseguir se formar.
O sol predomina na maior parte do dia no fim de semana e não chove. O ar fica muito seco e os menores índices de umidade no ar durante o sábado podem chegar aos 30% no interior o estado. O nível de umidade deve baixar mais no domingo.
Nova frente fria
O sol e o tempo seco predominam na segunda-feira no estado de São Paulo. A madrugada já será menos fria e a tarde mais quente do que no fim de semana.
Volta a chover a partir da tarde da terça-feira com a chegada de outra frente fria.