Recorde de frio na cidade do Rio de Janeiro

27/05/2019 às 11:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina no RJ e maio termina com tempo firme

A passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o Sudeste do Brasil no fim de semana causou acentuada queda da temperatura em praticamente toda a Região. O centro de massa polar, que é a região mais fria do sistema, está perto do Rio De Janeiro e por isso o resfriamento aumentou no estado.

 

O amanhecer desta segunda-feira, 27 de maio, foi mais frio do ano até agora na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 15,2°C no Alto da Boa Vista. O recorde anterior de menor temperatura em 2019 no Rio era de 16,9°C, em 2 de abril.



Foto de Luciana Eto - Rio de Janeiro, RJ

 

 

Temperatura negativa no parque do Itatiaia

Esta segunda-feira amanheceu mais fria em todo o estado do Rio e locais em áreas serranas registraram temperaturas abaixo dos 10°C. Na zona rural de Nova Friburgo,na região de Salinas, a temperatura chegou aos 9,4°C, pela medição do INMET.

 

Mas no alto da serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio de Janeiro, o frio foi congelante, literalmente. No parque nacional do Itatiaia, a estação meteorológica localizada cerca de 2450 metros de altitude registrou hoje 5,4°C abaixo de zero! Ontem, a temperatura já havia baixado para 5,2°C negativos.

 

O ar frio mais intenso se afasta cada vez mais do Rio de Janeiro nos próximos dias e a tendência é de elevação da temperatura. As madrugadas ainda serão amenas, mas as tardes ficam mais quentes.

 

Maio termina com tempo firme

A passagem do ar frio polar sobre o Rio de Janeiro baixou a temperatura e também diminuiu a disponibilidade de umidade no ar. Com o ar mais seco, menos nuvens se formam sobre  o estado.

Nestes últimos dias de maio, o sol e o tempo seco predominam em todas as regiões fluminenses. Não tem previsão de chuva até o fim da semana. Apenas na quarta-feira, a nebulosidade aumenta no litoral sul e no Grande Rio por causa da passagem de uma frente fria fraca entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

31°
max

5mm / 90%

Boa Vista - RR

27°
min

37°
max

5mm / 67%