Mais chuva na costa do Nordeste

10/06/2019 às 17:59
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/06/2019 às 18:05

Oferecimento
Áreas de instabilidade formadas sobre o oceano avançam contra a costa da região Nordeste do país estimulando a chuva.

com colaboração de Larissa Magalhães

 

Nesta terça-feira, 11 de junho, áreas de instabilidade formadas sobre o oceano avançam contra a costa da região Nordeste do país estimulando a chuva. Um grande sistema de alta pressão atmosférica que está sobre o mar provoca ventos marítimos moderados e constantes que injetam muita umidade sobre o Nordeste. O ar úmido está chegando até no sertão.

 

 

A instabilidade vai favorecer a ocorrência de chuva em toda a costa leste, incluindo as capitais de Natal a Salvador.  A previsão é de predomínio de céu nublado, com poucos períodos de sol e de chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia. As capitais Natal, João Pessoa, Aracaju e Salvador tiveram uma segunda-feira com chuva frequente. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 70 mm em João Pessoa. Em Natal choveu 46 ,4 mm.

 

Tem previsão de chuva fraca também para a região da Chapada Diamantina, na Bahia, para o interior de Sergipe, de Alagoas e para o agreste de Pernambuco. O sertão também fica úmido, com muitas nuvens, mas pouca chuva.

 

Na costa norte do Nordeste, incluindo o litoral do Maranhão, Piauí e Ceará e suas capitais São Luís, Teresina e Fortaleza a previsão é de um dia de sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

Nas outras áreas da Região Nordeste, uma massa de ar seco continua predominando mantendo o tempo seco e o sol forte.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, Natal (RN)

 

Tendência para semana

As áreas de instabilidade na costa leste do Nordeste persistem até o fim da semana provocando chuva fraca a moderada. Pancadas de chuva também devem ocorrer no litoral e oeste do Maranhão.

O tempo seco e o sol predominam nas demais áreas do Nordeste.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Natal - RN

24°
min

31°
max

20mm / 83%