Tempo melhora em Recife e em João Pessoa, mas chuva ainda ameaça

14/06/2019 às 12:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade ainda crescem por todo o litoral do Nordeste nos próximos dias

Após 24 horas de chuva volumosa, o sol reapareceu em Recife na manhã desta sexta-feira, 14 de junho. Em João Pessoa, a chuva também parou, mas muita nebulosidade ainda era observada no fim da manhã. As áreas de instabilidade que provocaram a chuva extrema de ontem já se dissiparam.



A melhora do tempo pode ser vista nas imagens da nebulosidade captada pelos satélite meteorológico GOES 16. Nas imagens abaixo, as manchas amarelas, alaranjadas e vermelhas representam as nuvens mais densas, com potencial para chuva moderada a forte.


Esta é a imagem das nuvens na região entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte às 9 horas (12 UTC) da sexta-feira, 14 de junho, em Brasília. AS nuvens carregadas estão concentradas na região de Natal.



Instabilidade enfraqueceu entre PE e PB em 14/6/19

 

Nesta animação da quinta-feira, 13 de junho, as áreas de nuvens carregadas se espalhavam entre Natal e Recife.

A região de Natal continua instável nesta sexta-feira, 14, mas para João Pessoa e Recife, a previsão é de pouca chuva no decorrer do dia. O sol continua presente na região da capital de Pernambuco durante a tarde e períodos com sol também são esperados na região da capital paraibana.

 

 

 

 

Chuva extrema em João Pessoa e em Recife

 

Chuva muito volumosa em Natal

 

 

Previsão para o fim de semana

A chuva ainda é ameaçada na costa leste e a costa norte do Nordeste neste fim de semana, que é o último do outono. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 12h54, pelo horário de Brasília.

A circulação de ventos sobre o Nordeste continua estimulando a formação de áreas de instabilidade por toda a faixa litorânea da Região. As pancadas de chuva vão continuar durante todo o fim de semana pela faixa litorânea e podem ocorrer a qualquer hora.

 

No sábado, 15 de junho, todas as capitais no litoral estão sujeitas a chuva, mas de fraca a moderada intensidade. A chuva deve ser mais persistente na região de João Pessoa e de Natal, mas não há expectativa de chuva volumosa como ocorreu na quinta-feira, 13.

No Domingo, 16, as áreas de instabilidade começam a se intensificar novamente e a chuva fica mais frequente desde Natal até Maceió.

 

Atenção na segunda e na terça-feira, 18 de junho, pois as áreas de instabilidade devem ganhar força em toda a região entre Natal e Salvador

 

O ar úmido avança também pelo interior e há condições para chuva fraca a moderada na região da Zona da Mata e Agreste

Não há previsão de chuva para Teresina nos próximos dias, mas pancadas de chuva também serão frequentes em São Luís, Fortaleza, Aracaju e Maceió.

 

 

Foto: Henrique Chen. Recife/PE.

 

Campina Grande e Caruaru

Junho é época das grandes festas juninas no Nordeste e as de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, são das mais concorridas.

O tempo fica instável no fim de semana, com muita nebulosidade e risco de chuva a qualquer hora, que pode atrapalhar os festejos em alguns momentos. O sol aparece, mas sempre em meio a muitas nuvens. Infelizmente, a previsão aponta para um aumento da chuva no domingo, 16, e na segunda-feira, 17 de junho. Tanto Campina Grande como Caruaru podem ter chuva moderada nestes dias.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

28°
max

60mm / 80%

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 67%