Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Região Nordeste - tendência para o inverno 2019

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 de 21 de junho e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

 

Uma das principais características da estação no Nordeste é o tempo seco pelo interior da Região, onde o calor é intenso e a noites até são frescas.

Em anos normais, sem influência de fenômenos como o El Niño ou La Niña, as condições para chuva diminuem bastante no litoral norte do Nordeste. Mas o inverno ainda é época de chuva frequente no litoral, no Agreste e na Zona da Mata no leste da Região.

 

Algumas frentes frias chegam até a Bahia, e mais raramente a Alagoas, estimulando a chuva, causando ventos moderados a fortes e queda de temperatura. Cidades do sul da Bahia podem registrar até menos de 10°C no inverno!

 

É também a estação onde as queimadas se alastram pelo interior do Nordeste, intencionais ou não. Estados como o Maranhão e Piauí costumam ficar na lista dos que queimam mais durante o inverno. país, intencionais ou não. A falta prolongada de chuva facilita a expansão dos focos de fogo, pois a vegetação vai ficando cada vez mais ressecada.

 

 

Inverno 2019 na Região Nordeste

O inverno de 2019 será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. 

O fluxo de umidade marítima sobre o Nordeste continua forte durante o mês de julho permitindo a formação de mais áreas de instabilidade pela costa. Assim, eventos de chuva forte ainda devem ser esperados nas áreas litorâneas, especialmente na costa leste, atingindo todas as capitais. Embora menos frequentes, a costa norte ainda pode ter episódios de chuva forte. A umidade chega até o Agreste e mesmo o sertão pode ter dias de muita nebulosidade e chuva fraca.

 

Para o mês de agosto, a tendência é de enfraquecimento do acúmulo de umidade sobre o Nordeste. As condições para chuva diminuem e os períodos com sol e tempo seco aumentam.

Em setembro, a chance de chover volta a aumentar na costa leste, pois há expectativa de maior acúmulo de umidade. Mas o padrão seco predomina no interior do Nordeste.

 

 

Resumo da previsão para o inverno de 2019 segundo a Climatempo

 

Confira mais informações de como será  inverno de 2019 na  Região Nordeste com a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias