Região Norte - tendência para o Inverno 2019

21/06/2019 às 14:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como serão as friagens e a chuva no Norte do BR?

O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 de 21 de junho e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

 

Uma das principais características desta estação na Região Norte, como por quase todo o Brasil, é o tempo seco. Os dias com muito sol e sem as pancadas de chuva predominam na Região Norte durante o inverno.

Áreas do sul e do leste do Pará e o Tocantins costumam ser as mais quentes e secas do inverno, com muitos dias com umidade relativa de 20% a 30% durante várias horas à tarde. A secura do ar, que muitas vezes está poluído por causa da fumaça das queimadas, prejudica a saúde da população da Região Norte.

 

Os estados de Rondônia, Acre e a porção sul do Amazonas sentem todos os anos alguns episódios de friagem. A friagem é a queda da temperatura acentuada nesta parte da Região Norte provocada especificamente pela passagem de massas de ar frio de origem polar. Só algumas frentes frias especiais conseguem provocar a friagem no sul da Região Norte.

 

Como é comum no inverno, a grande redução da chuva aumenta o risco para queimadas.  

 

Inverno 2019 na Região Norte

O tempo seco predomina na maior parte da Região Norte. Porém como é normal para a época do ano, as instabilidades ganham força no extremo norte, como norte do Amazonas, Roraima, na parte do norte do Pará e no Amapá.

Este ano, por causa do El Niño, o ar frio de origem polar terá dificuldade para chegar ao interior do Brasil. A friagem na Região Norte no inverno de 2019 é mais provável durante o mês de julho.

Em julho e em agosto, as áreas de instabilidade as pancadas de chuva ocorrem no norte do Amazonas, norte do Pará, em Roraima e no Amapá, mas de forma geral, deve chover menos do que o normal.

A tendência é de chuva mais frequente no Acre em agosto e em setembro

 

Setembro será um mês de menos eventos de chuva no extremo norte da Região e o tempo seco e quente vai predominar.

 

 

Resumo da previsão para o inverno de 2019 segundo a Climatempo

 

 

Confira outras informações sobre o Clima da Região Norte no inverno de 2019 com a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%