Região Sudeste - tendência para o inverno 2019

21/06/2019 às 11:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba como o El Niño vai modificar a chuva e o frio da estação

O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 de 21 de junho e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

 

A característica do inverno na Região Sudeste é ser uma estação com tempo seco,  com dias ensolarados, umidade do ar baixa à tarde. Os volumes médios de chuva são baixos.

Com as noites frias, as névoas e nevoeiros no começo da manhã são muito comuns nas regiões de vale, trechos de baixada das estradas e nas serras.

A chuva do inverno na Região Sudeste depende basicamente da passagem das frentes frias

 

Em alguns dias de frio intenso, a geada pode ser formar especialmente no sul de São Paulo, no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira. 

 

 

A passagem de ciclones extratropicais pela costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil é comum e provocam ventos fortes, que deixam o mar muito agitado, com grandes ondas que eventualmente chegam ao litoral do Sudeste e causam ressaca.

 

Inverno de 2019

O inverno de 2019 será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil.

 

O inverno de  2019 será predominantemente seco no Sudeste e de forma geral, a estação deve terminar com chuva abaixo da média na maioria das áreas da Região.

Em julho, a passagem das frentes frias deve deixar alguma chuva no estado de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, no sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas a chuva que ocorrer será com pouco volume e por 1 a 2 dias.

O mês de agosto tende a ser mais seco em toda o Sudeste. O raros episódios de chuva devem se concentrar em regiões próximas ao litoral.

Em setembro as pancadas de de chuva retornas, porém de maneira muito mal distribuída, atingindo principalmente São Paulo.

Confira a previsão para os primeiros dias do inverno no Sudeste

 

 

Resumo da previsão para o inverno de 2019 segundo a Climatempo

 

 

Confira a tendência climática para o inverno de 2019 na Região Sudeste com a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%