Região Sul - tendência para o Inverno 2019

21/06/2019 às 12:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/06/2019 às 13:31

Oferecimento
El Niño influencia a estação e tende a aumentar a chuva em algumas épocas

O inverno de 2019 começa oficialmente às 12h54 de 21 de junho e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.

 

Uma das principais características do inverno no Brasil, de forma geral, é o tempo seco, dias com muito sol e umidade do ar baixa à tarde. 

As frentes frias continuam chegando ao país e atingem primeiro e com mais força a Região Sul do país.

A passagem das massas de ar frio de origem polar são comuns na Região Sul e deixam os dias frios no Sul. Temperaturas com menos de 10°C são comuns. O frio intenso provoca fenômenos como a geada e ocasionalmente a neve na Região Sul.

 

Ciclones extratropicais também são fenômenos bastante comuns na costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil provocando ventos fortes, que deixam o mar muito agitado, com grandes ondas que eventualmente chegam ao litoral do Sul do Brasil e causam ressaca.

 

 

Inverno 2019 na Região Sul

O inverno começa úmido na maior parte da Região Sul. A existência do El Niño, mesmo que fraco, contribui para ocorrência de áreas de instabilidade fiquem frequentes e bloqueadas sobre o Sul do país no mês de julho. Será um mês com risco de temporais, com chuva forte e volumosa e com risco de ventania. 

As condições para chuva diminuem em agosto e a chuva será menos frequente. Este mês deve terminar com chuva abaixo da média. Em setembro, a chuva retorna sobre o Sul e voltam os temporais nos três estados.

 

 

Resumo da previsão para o inverno de 2019 segundo a Climatempo

 

 

Confira mais detalhes da tendência climática do inverno de 2019 na Região Sul com a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%