Oferecido por
Neste final de semana, o sol e o ar seco vão predominar sobre toda Região Centro-Oeste do país. O Mato Grosso do Sul tem rajadas de vento moderadas a fortes no sábado, mas continua sem chuva. A baixa umidade do ar chega ao nível de alerta em algumas áreas da Região.
Com a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, a Região Centro-Oeste tem um final de semana de muito sol e tempo firme, condição que deve se estender até segunda-feira, 1 de julho.
De forma geral, também por causa deste sistema de alta pressão atmosférica, o Centro-Oeste tem um fim de semana de pouco vento, de ar parado, o que ajuda aumentar a concentração de poeira no ar.
Mas durante o fim de semana, por influência de um sistema de baixa pressão atmosférica que está no Paraguai, a região da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai tem previsão de ventos moderados a fortes, com rajadas de 40km/h à 60km/h.
Junho termina quente
Pouco ar frio de origem polar chegou ao Centro-Oeste em junho e toda a Região teve um mês quente, com temperatura acima do normal, mesmo tendo algumas madrugadas frescas.
No último fim de semana de junho, a temperatura até fica amena na Região ao amanhecer, mas faz muito calor à tarde, principalmente no Mato Grosso. Em Cuiabá, a média das temperaturas máximas de junho de 2019 está sendo a maior desde 2010
Ar muito seco
O ar na Região Centro-Oeste vai secar mais nos próximos dias, chegando ao nível de alerta em algumas áreas. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa no ar vai ficar entre 10% e 20% em áreas do sul e leste do Mato Grosso, incluindo Cuiabá, em várias áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e do oeste de Goiás.
Em áreas das outras regiões do Centro-Oeste, incluindo a capital de Goiás, Goiânia, e Brasília, no Distrito Federal, a umidade relativa do ar vai ficar entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia, o que caracteriza uma situação de "atenção" para o ar muito seco.
Foto de Jhonatan Oliveira, Alta Floresta (MT)
Forte frente fria na próxima semana
Uma nova forte frente fria vai avançar sobre a Região Centro-Oeste durante a quarta-feira, 3 de julho, trazendo umidade, chuva, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas. Mas