Espírito Santo gelado: frio recorde em Vitória e geada na serra

09/07/2019 às 14:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/07/2019 às 15:46

Oferecimento
Pode esfriar mais nas madrugadas até a quinta-feira e temperaturas abaixo dos 10°C ainda devem ocorrer no ES

A intensa e grande massa de ar frio de origem polar que invadiu o Brasil no fim de semana chegou também ao Espírito Santo e derrubou a temperatura. Todo o estado amanheceu gelado nesta terça-feira e a madrugada de 9 de julho foi a mais fria de 2019 até agora. Desta vez o frio chegou tão forte que houve até geada (formação de gelo sobre superfícies) na região serrana capixaba.



Recorde de frio em Vitória

A madrugada de 9 de julho foi a mais fria de 2019 até agora na cidade de Vitória. A capital do Espírito santo teve temperatura mínima de 13,5°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior era de 16,8°C no dia 7 de junho. Em 2018, a menor temperatura em Vitória foi de 15,2°C, em agosto. 

O frio desta terça-feira,9, igualou ao de agosto de 2017, quando a temperatura em Vitória também chegou a 13,5°C no mês de agosto.

 

Frio para geada

O ar frio de origem polar entrou com força sobre o Espírito Santo desta vez e fez a temperatura baixar muito em todo o estado. Os termômetros marcaram valores em torno dos 10°C até no norte capixaba, onde não é comum esfriar tanto assim.

As regiões mais elevadas do estado registraram frio intenso o suficiente para a formação de geada, um fenômeno que também não é comum no Espírito Santo e não ocorre todos os anos

 

 

Foto de Jessica Uiliana, Domingos Martins (ES): geada em 9/7/19

 

 

Foto de Taynara Alvarenga, Santa Maria de Jetibá (ES) frio intenso em 99/7/19

 

 

Confira as temperaturas baixas no ES em 9/7/19, segundo o INMET

 

Venda Nova do Imigrante: 5,5°C

Afonso Cláudio: 9,7°C

Marilândia: 10,2°C

Santa Teresa: 10,7°C

Alegre: 11,5°C

Nova Venécia: 12,8°C

Ecoporanga: 13,0°C

Alfredo Chaves: 13,1°C

Vitória: 13,5°C

Linhares: 13,8°C

Vila Velha: 14,3°C

São Mateus: 14,6°C

 

Mais frio nesta quarta-feira

A parte mais intensa desta forte onda de frio que chegou ao Brasil já está sobre o mar e tende a se afastar pouco a pouco do país nos próximos dias. Mesmo assim, o ar ainda fica muito frio sobre o Espírito Santo nesta quarta-feira, 10 de julho. Em muitas áreas do estado, as madrugadas de quarta e quinta-feira, 11, ainda podem ser um pouco mais frias do que a desta terça-feira. 

Pode esfriar mais nas próximas dias madrugadas em Vitória e até o dia 11 de julho há chance de novo recorde de frio.

Nas madrugadas de 10 e 11 de julho, várias áreas capixabas ainda poderão registrar temperatura um pouco abaixo dos 10°C. Na região serrana, o frio em torno dos 5°C poderá se repetir.

 

Por que esfriou?

A queda de temperatura muito acentuada que ocorreu em todo o estado do Espírito Santo  foi provocada por uma grande e intensa massa de ar frio de origem polar que está passando sobre o Brasil. Os ventos frios desta massa polar começaram a chegar ao estado na sexta-feira, 5 de julho. O resfriamento intenso não ocorreu até a segunda-feira, 8 de julho, porque havia muita nebulosidade sobre o Espírito Santo. A cobertura de nuvens ajuda a reter o calor e por isso não esfria tanto. 

 

A parte mais intensa desta massa de ar frio já está sobre o mar e vai se afastando pouco a pouco do Brasil no decorrer da semana, o que vai permitir uma gradual elevação da temperatura

O frio na madrugada começa a diminuir a partir da sexta-feira, 12 de julho. A elevação da temperatura será mais notada à tarde, até com sensação de calor.

 

Tempo seco

O tempo permanece seco no estado do Espírito Santo  no decorrer desta semana. Não há previsão de chuva. O sol aparece forte, junto de algumas nuvens. Pode ocorrer névoa e nevoeiro no início da manhãs em baixadas e nas serras por causa do frio da madrugada.

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

24°
min

31°
max

10mm / 67%