Fim de semana ensolarado no Sudeste

12/07/2019 às 19:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tem sol e calor nas praias, mas atenção com a secura do ar e com o frio da madrugada nas serras. Tempo muda em parte de SP na segunda-feira.

Após a passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o Sudeste do Brasil, os níveis de umidade do ar caíram muito em todos os estados. A temperatura já está em elevação em toda a Região, mas o ar fica muito seco neste fim de semana. Na segunda-feira, uma nova frente fria vai trazer mudanças no tempo para o Estado de São Paulo.



Muito sol

Por causa do ar muito seco, pouca nebulosidade consegue se formar sobre a região Sudeste do Brasil.  Neste fim de semana, toda a Região fica ensolarada, com céu praticamente azul o dia todo. Não há condições de chuva para nenhum estado do Sudeste.

 

Durante o domingo, 14 de julho, por causa da aproximação de uma frente fria, a nebulosidade vai aumentar sobre o estado de São Paulo, mas por enquanto não há previsão de chuva.  Essa só vai começar a provocar alguma chuva em São Paulo durante a próxima segunda-feira.

 

Sol e calor na praia

Muito diferente no fim de semana passado que foi gelado e com ressaca, neste fim de semana dá para pensar numa praia com sol e calor na região Sudeste do Brasil. 

 

Todo litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo vão ter muito sol neste fim de semana, com temperaturas que podem  passar chegar até 30 graus. O mar fica baixo, com ondas que não devem passar de meio metro, ideal para os banhistas.

 

 

 

Foto de Sergio Kamada, Guarujá (SP)

 

Ar seco

Se você tem problemas respiratórios crônicos fique bastante atento com a secura do ar neste fim de semana. Os níveis de umidade do vão ficar muito abaixo do recomendável Organização Mundial da Saúde, que é de 60%.

 

A previsão é de que os níveis de umidade do ar nas horas mais quentes do dia fique entre 20 e 30% no estado de São Paulo, em todo o centro-oeste e sul de Minas Gerais. Nas outras áreas de Minas Gerais, e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, os níveis de umidade do ar devem ficar entre 30 e 50%.

 

Madrugadas geladas

A temperatura está em elevação, de forma geral, na Região Sudeste do Brasil, mas neste fim de semana, as madrugadas ainda serão geladas.

 

Temperaturas entre 0°C e 5°C ainda devem ser observadas no fim de semana no Sul de Minas Gerais e também na região serrana do Rio de Janeiro.  Mas em praticamente todo interior de São Paulo, nas outras áreas de Minas Gerais, do estado do Rio e até no Espírito Santo, as temperaturas ainda vão ficar um pouco abaixo dos 10°C neste fim de semana durante a madrugada.

 

Apesar do frio do amanhecer, a temperatura sobe rapidamente com sol forte e desde cedo. Durante a tarde, as temperaturas ficam relativamente altas na região Sudeste do Brasil e a sensação é de um pouco de calor. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

11°
min

21°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

10°
min

26°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    16/07
  • Minguante
    24/07
  • Nova
    02/07
  • Crescente
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03