Atenção para muita chuva em Recife e em João Pessoa

22/07/2019 às 21:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Terça-feira é com tempo muito instável, mas chuva diminui na costa leste do Nordeste próximos dias

Os ventos persistentes moderados a fortes, de um grande sistema de alta pressão atmosférica que está sobre o oceano entre a costa da Região Sudeste e do Nordeste, estão aumentando a instabilidade e condição para chuva sobre o leste nordestino. Esta terça-feira é de alerta para chuva volumosa no litoral de Pernambuco e da Paraíba, mas esse volume diminui nos próximos dias.

 

 

 

A imagem captada pelo satélite GOES 16 às 19h40 (Brasília) de 22/7/19 mostra grande quantidade de nuvens no centro-leste do Nordeste. São Nuvens baixas que se formaram justamente por causa deste excesso de umidade que está sendo injetado pela força dos ventos sobre o Nordeste.

 

 

Excesso de umidade no leste do Nordeste em 22/7/19 forma muitas nuvens

 

 

A chuva não deu trégua a capital de Pernambuco na segunda-feira, 22 de julho. Entre meia-noite e 19 horas choveu 47,0 mm em Recife pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em João Pessoa, capital da Paraíba,  cerca de 35 mm no mesmo período.

 

 

Muita chuva em Recife em João Pessoa

Na região de Recife e de João Pessoa chuva frequente e volumosa é esperada para esta terça-feira, 23 de julho. As duas capitais podem ter chuva moderada a forte em algumas horas, mas a chance de raios é baixa.

 

Para todo o leste da Bahia, incluindo Salvador, para Sergipe, Alagoas, região de Garanhuns e de Campina Grande, para o Rio Grande do Norte, incluindo Natal, e para o litoral do Ceará, a previsão é de chuva a qualquer hora, com muita nebulosidade, mas o sol ainda aparece em alguns momentos. Em Fortaleza só chove de manhã.

 

A nebulosidade é grande,  mas a chance de chuva é baixa na Chapada Diamantina (BA), no sertão e no  interior do Ceará. No litoral do Maranhão, incluindo São Luís, o dia será de sol pela manhã com pancadas de chuva e raios a partir da tarde. Nas outras áreas do Nordeste, incluindo Teresina, o sol forte predomina e não chove.

 

 

 

Foto de Felipe Maia, João Pessoa (PB)

 

 

Mar agitado

O mar tem estado muito agitado nos últimos dias por todo o litoral leste do Nordeste, no litoral leste do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia.

Nesta terça-feira, 23, esta agitação marítima continua forte e as ondas ficam altas, chegando a 2,0 m de altura. Ainda há risco de ressaca. A partir da noite desta terça, a altura das ondas começa a diminuir. Na quarta-feira, 24, o mar baixa mais ainda, mas só começa a voltar mesmo ao estado normal no fim da semana.

 

Tendência para os próximos dias

Nos próximos dias, os intensos ventos marítimos soprando sobre a costa leste da Região Nordeste, vão perdendo força lentamente. Mesmo assim, até o fim da semana esses ventos vão continuar aumentando mantendo o leste do Nordeste com muita umidade e condição para chuva. Entre quarta-feira, 24, e o sábado, 27, a costa leste tem chuva frequente fraca a moderada.

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 83%

Teresina - PI

23°
min

31°
max

15mm / 67%