Sudeste com sol e ar seco nesta quinta

31/07/2019 às 21:26
por Redação

Oferecimento
Chuva e acentuada queda de temperatura são esperados para o fim de semana.

Uma massa de ar seco predomina sobre a Região Sudeste nesta quinta-feira, 1 de agosto. Mas  a partir da sexta, 3, uma frente fria avança sobre a Região e traz chuva e acentuada queda de temperatura para os quatro estados no final de semana.

 

Quinta-feira com sol e calor

O mês de agosto começa com tempo seco e quente na Região Sudeste. A previsão para esta quinta-feira, 1 de agosto, é de tempo firme, muito sol e calor em toda a Região Sudeste.  

Uma massa de ar seco inibe a formação de instabilidade na Região Sudeste. O litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro vão amanhecer com muitas nuvens, mas até o final da manhã as nebulosidade diminui e o sol predomina. 

A nebulosidade aumenta um pouco sobre o Espírito Santo durante o dia, mas o sol continua presente e não chove.

 

A capital mais quente será o Rio de Janeiro, que tem calor acima dos 30°C. Mas Belo Horizonte fica pouco abaixo deste valor. As capitais mais frescas (ou menos quentes) serão Vitória e São Paulo.

 

 

 

Atenção com a umidade baixa no ar

A umidade relativa do ar deve chegar a níveis entre 20% e 30%, nas horas mais quentes do dia, na maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e em quase todo o estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e desconsiderando o litoral paulista. Níveis de umidade no ar entre 20% e 30% também devem ser observados em várias regiões do Rio de Janeiro, inclusive na cidade do Rio. No Espírito Santo, os níveis de umidade no ar ainda não devem baixar de 30%.

Esses valores são muito baixo, o ideal é que a umidade no ar fique acima de 60% para não prejudicar a saúde humana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou até 28% de umidade no ar em São Paulo, 32% no Rio de Janeiro e 47% em Vitória. Em Belo Horizonte, o aeroporto da Pampulha registrou 27% de umidade no ar.

 

Em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, o INMET registrou 17%, em Votuporanga (SP) e em Ituverava (SP), 19% e em São Romão (MG), 18%. Em Alegre, no sul capixaba, a umidade relativa chegou aos 26%.

 

 

 

Foto de Mateus Tostes, Belo Horizonte (MG)

 

Frente fria muda o tempo na Região

Uma grande e forte frente fria avança sobre a Região Sudeste a partir da sexta-feira, 2 de agosto. A passagem de uma nova frente fria continental deve provocar chuva e acentuada queda da temperatura em todos os estados.

 

A sexta-feira, 2, ainda será quente no Sudeste. A chegada da frente fria provoca chuva generalizada à tarde e à noite no estado de São Paulo, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e no extremo sul de Minas Gerais. O Espírito Santo e as outras áreas de Minas devem seguir com sol e ar seco.

 

Sábado com chuva nos quatro estados

No sábado, 3 de agosto, a temperatura vai sofrer grande queda e a chuva continua nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro neste sábado. Para a região das capitais São Paulo e Rio de Janeiro, a previsão é de chuva volumosa e frio.

 

A instabilidade desta frente fria vai chegar no centro-sul de Minas Gerais, atingindo Belo Horizonte, e a região de Vitória, no Espírito Santo a partir da tarde. A manhã ainda deve ter sol, a temperatura sobe e faz calor à tarde  nestas duas capitais. O norte de Minas e do Espírito Santo continuam com sol, calor e sem chuva.

 

Domingo frio no Sudeste

No domingo, 4 de agosto, o oeste e extremo sul do estado de São Paulo e o norte de Minas Gerais não devem ter chuva e o dia deve ser com sol entre muitas nuvens.  O norte mineiro ainda fica muito quente, mas o oeste e o sul de São Paulo vão gelar por causa da presença do ar frio polar.

 

Para as outras áreas da Região Sudeste, a previsão é de muitas nuvens, chuva a qualquer hora e temperatura baixa. A sensação será de frio em quase todo o Sudeste no primeiro domingo de agosto.

 

O domingo será bastante frio nas capitais São Paulo e no Rio de Janeiro e a temperatura vai cair mais em Belo Horizonte e Vitória

 

No litoral norte de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo a chuva será frequente e volumosa. Atenção para o mar muito agitado!

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%