Sul do BR deve ter neve pela segunda vez neste inverno

31/07/2019 às 23:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/08/2020 às 02:38

Oferecimento
Chance de nevar vem sendo confirmada desde o começo da semana para áreas do RS e de SC

O mês de agosto de 2019 começa com entrada de uma forte e grande massa de ar frio de origem polar sobre a América do Sul, que vai trazer muito frio para o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, uma parte do Peru e para muitas áreas do Brasil. 



Esta nova massa de ar polar promete muito frio para toda a Região Sul, grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, para Rondônia, Acre e para o sul do Amazonas

O ar frio que vem por aí é bastante forte e as simulações atmosféricas mostram que os efeitos desta onda de frio do início de agosto será semelhante ao que se observou na intensa massa de ar polar do começo de julho de 2019.

 

É durante esta quinta-feira, 1 de agosto, que o ar gelado começa a transpor a cordilheira dos Andes e chega ao centro-oeste da Argentina. Na sexta-feira, dia 2, esta massa de ar gelada e seca se espalha pelo centro-norte da Argentina e ai começa a invadir também o Brasil. 

 

No dia 2 de agosto, o vento frio desta massa polar entra com força no Sul do Brasil e a temperatura vai muito no decorrer do dia. O frio será mais intenso à noite do que ao amanhecer. 

 

Com a umidade do ar elevada e o frio intenso, a neve poderá voltar a ocorrer em algumas regiões do Sul do Brasil. 

 


Alguns tipos de precipitação de inverno (Fonte NOAA/NWS)




Quando e onde pode nevar?

Há duas chances de nevar na passagem desta forte onda de frio do começo de agosto de 2019: no dia 2, sexta-feira, e no dia 3, sábado.

 

 

Sexta, 2 de agosto

O primeiro dia com chance nevar no Sul do Brasil é a sexta-feira, 2 de agosto. A possibilidade de nevar, ou de ocorrer outros tipos de precipitação sólida de inverno como chuva congelada, é considerada para a tarde e principalmente para a noite da sexta-feira nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. Antes da neve, tem chuva em grande parte do dia. 

 

A região de Bom Jesus (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e também Lages (SC) estão entre as cidades com possibilidade de ver a neve cair no dia 2 de agosto.

 

Sábado, 3 de agosto

O segundo dia com possibilidade de nevar é o sábado, 3 de agostoA chance de nevar no dia 3 de agosto vem aumentando desde o começo da semana, mas só mesmo para a madrugada e até, no máximo, o começo da manhã do sábado. No decorrer sábado, a nebulosidade vai diminuindo e o sol aparece. Mas o frio continua intenso.

A previsão de neve no sábado é para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Se a previsão se confirmar, será o segundo episódio de neve do inverno de 2019. O primeiro foi entre os dias 5 e 6 de julho.

 

Neve em agosto

Nevar em agosto no Brasil não é tão incomum, como muitos podem pensar. Há diversos casos de neve no Sul do Brasil documentados em agosto e o mais recente foi em agosto de 2018. Agosto de 2016 também deu neve no Sul, mas a maior lembrança recente de neve em agosto é do inesquecível inverno de 2013, quando a neve caiu de forma generalizada sobre o Sul do Brasil e por três vezes neste mês. 

No inverno de 2013, nevou em muitas áreas dos três estados, inclusive na Grande Florianópolis e em Curitiba, onde a última neve havia sido em 1975.

 

 

Foto de São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%