Frente fria faz temperatura cair 9°C em meia hora em São Paulo

02/08/2019 às 18:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana é frio em todo o estado de SP.Tarde deste sábado poderá ser a mais fria do ano na capital paulista.

O tempo virou pelo avesso em São Paulo no meio da tarde desta sexta-feira, 2 de agosto, com a chegada de uma frente fria. O sol e o calor que predominaram pela manhã e no começo da tarde deram lugar ao frio e céu nublado.

 

O gráfico mostra a temperatura registrada no aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, desde a meia-noite até 16 horas. Às 15 horas, a temperatura era de 28°C com sensação de 25°C. Quando vento frio da frente fria chegou, pouco depois das 15 horas, a temperatura despencou para 19°C às 15h30. A queda foi de 9°C em apenas meia hora! A sensação térmica às 15 horas de 25°C e às 16 horas era de 14°C, com temperatura real do ar em 18°C.

 

 

Temperatura cai 9°C em meia hora em São Paulo em 2/8/19

 

A acentuada queda da temperatura ocorre até o fim da noite em todas as regiões do estado de São Paulo. A sensação térmica de frio continua aumentando na região da Grande de São Paulo e pode chegar aos 10°C até o fim da noite.



 

Foto de João Basso, São Paulo (SP)

 

 

Tarde mais quente desde meados de maio

Às 15 horas desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,1°C de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Esta foi a maior temperatura do inverno até agora, que começou em 21 de junho, mas também a maior temperatura na região do Mirante desde 11 de maio, quando a máxima foi de 29,3°C. O recorde anterior de maior temperatura máxima do inverno era de 28,0°C, em 28 de junho.

 

Possibilidade de recorde de frio no fim de semana

O ar frio polar vai influenciar todo o estado de São Paulo nos próximos dias. Na cidade de São Paulo, a  tarde do sábado, 3, pode ser com recorde de menor temperatura máxima. O recorde atual de menor máxima de 2019 é de 14,2°C, em 7 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana.

 

 

Fim de semana muito frio em SP

A frente fria que mudou o tempo em São Paulo avança sobre a Região Sudeste e chega ao Espírito Santo neste sábado. Porém, áreas de instabilidade continuam sobre São Paulo e deixam todo o estado com muita nebulosidade e chuva durante o fim de semana.

 

A combinação do excesso de umidade, chuva, falta do sol e de ar frio de origem polar vai manter a temperatura baixa muito em todo o estado de São Paulo. Será um fim de semana úmido e com sensação de frio constante. 

Apesar do frio, as temperaturas não devem ficar tão baixas como na onda de frio do começo de julho e não há previsão de geada. As madrugadas no fim de semana serão menos geladas, mas as tardes serão frias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%