Número de queimadas no BR está 84% maior

21/08/2019 às 15:34
por Redação

Atualizado 21/08/2019 às 18:11

Oferecimento
O Mato Grosso lidera o ranking de queimadas por estado

O ar seco que atua sobre o interior do país tem dificultado a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva em muitas localidades do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, centro-oeste da Bahia, Rondônia, Acre, sul do Amazonas e leste do Pará.

 

As temperaturas altas no interior do país e ausência de chuva tem colaborado para a queda da umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. O tempo seco e quente favorece o aumento e o surgimento de novos focos de queimadas a cada dia na maioria das áreas do interior do Brasil.

 

Focos de queimada

 

De acordo com o programa de Monitoramento de Queimadas por Satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), neste ano entre os dias 01/01 até 20/08 foram registrados um total de 74155 focos de incêndios no Brasil. Em comparação ao mesmo período de 2018, este número de focos de fogo já registra um aumento de 84%.

 

O Mato Grosso lidera o ranking de queimadas por estado neste período. Do início do ano até o dia 20 de agosto, o número é de 13999 focos de queimada, 91% a mais do total registrado neste mesmo período no ano passado. O Pará está em segundo lugar 9818 focos e em terceiro no ranking, o Amazonas com 7150 focos de incêndio.  

 

 

Previsão

 

Até segunda-feira (26), as condições continuam desfavoráveis para ocorrência de chuva o que aumenta a o alastramento destes focos de incêndio, sobretudo na porção central do País.

 

Ao longo da próxima quinzena ainda não há expectativa de mudança neste quadro de tempo seco e quente no interior do País e, por isso, a tendência é de aumento das queimadas até meados de setembro.