Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio Grande do Sul fica em alerta para temporais nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de André C. - Porto Alegre, RS

3 min de leitura

Oferecido por

Nesta sexta-feira (30), áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e à formação de duas áreas de baixa pressão atmosféricas vão provocar temporais na Região Sul do Brasil. Em locais próximos à fronteira com o Uruguai, como a região da Campanha Gaúcha, a chuva forte deve ocorrer já durante a madrugada e pode causar transtornos à população.

 

No decorrer do dia, as áreas de instabilidade vão avançando em direção às outras áreas gaúchas, que podem ter chuva forte principalmente durante a tarde. Em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta ao longo da tarde e chove apenas à noite.

 

No norte gaúcho e em todas as áreas dos estados de Santa Catarina e Paraná, o sol ainda vai aparecer forte no decorrer desta sexta-feira. No entanto, com a aproximação das áreas de instabilidade, podem ocorrer rajadas de vento de até 60km/h em grande parte da Região. Em áreas da serra gaúcha e catarinense, apesar de não chover, os ventos podem chegar a 80km/h.

 

Agosto termina com chuva

No sábado (31), as áreas de instabilidade que influenciavam o Rio Grande do Sul vão dar origem a uma nova frente fria, que avança pelo mar na altura da Santa Catarina. Por isso, o dia será de tempo instável no centro-norte gaúcho, oeste e sul catarinense e centro-oeste do Paraná. A chuva deve ser mais frequente principalmente em áreas próximas a Porto Alegre. No extremo sul do Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer entre algumas nuvens e não chove.

 

Em Florianópolis, Vale do Itajaí e nas outras áreas do Paraná, incluindo a capital Curitiba, o sol ainda vai aparecer forte no decorrer do dia, mas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

RS_Porto-Alegre-por-André-C.-11-2-19-nuvens-carregadas

Foto de André C. - Porto Alegre, RS

 

Domingo

No domingo (1), as nuvens carregadas perdem força na maior parte do Rio Grande do Sul, e a atuação de uma massa de ar polar deixa as temperaturas baixas em várias áreas, principalmente pela manhã. Há previsão de chuva somente para o extremo norte gaúcho.

 

O tempo vai ficar mais instável e pode chover desde cedo em todo o estado de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. A previsão é de um dia chuvoso e sem aberturas de sol em Florianópolis e Curitiba. Apenas não há chance de chuva sobre a região de Londrina, no extremo norte paranaense.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias