Sábado será de sol forte e muito calor no Sudeste

30/08/2019 às 11:32
por Amanda Sampaio

Atualizado 30/08/2019 às 12:15

Oferecimento
Setembro começa com mudanças no tempo devido à chegada de frente fria

O sábado (31) será um dia de pré-frontal no Sudeste do Brasil. Isso acontece porque uma nova frente fria está se aproximando da Região e deixa as temperaturas ainda mais elevadas em todos os estados. Em São Paulo, com a aproximação do sistema, as rajadas de vento podem chegar a 60km/h. Já no Rio De Janeiro, os ventos serão fortes e podem alcançar 70km/h. Na capital capixaba, a previsão é de rajadas moderadas, que não devem ultrapassar os 50 km/h.

 

De forma geral, o sol vai aparecer forte desde cedo e as temperaturas sobem rápido em todo o Sudeste. Em áreas do Espírito Santo e Vale do Jequitinhonha, o dia pode começar com muitas nuvens, mas mesmo assim não há chance de chover.

 

Durante a tarde, com o avanço da frente fria, a nebulosidade aumenta e podem ocorrer pancadas de chuva apenas sobre áreas do Vale do Ribeira paulista e em parte do oeste do estado de São Paulo, como a região de Presidente Prudente.

 

Setembro começa com chuva em SP

No domingo (1), a frente fria irá passar enfraquecida em alto mar na altura da costa de São Paulo, mas consegue mudar a direção dos ventos. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral paulista e fluminense também vai estimular a formação de nuvens carregadas sobre o estado.

 

O dia já pode começar com chuva em áreas próximas à Presidente prudente e, ao longo do dia, a chuva vai se espalhando por outras áreas do interior do estado, como a região de Sorocaba. Na capital paulista, ocorre aumento na nebulosidade pela manhã, mas a chuva deve acontecer apenas a partir do fim da tarde. Há condições para chuva grossa em todos esses locais.

 

Já em áreas próximas a Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Vale do Paraíba paulista e em parte do Triângulo Mineiro, o sol ainda aparece forte e faz calor durante o dia, mas pancadas de chuva com raios são esperadas a partir da tarde.

 

RJ_Rio-de-Janeiro-por-Marco-Aurelio-Saraiva-Cruz_sol-forte-12-7-19

Foto de Marco Aurélio Saraiva - Rio de Janeiro, RJ

 

Domingo quente nas outras áreas do Sudeste

Nas demais áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o sol forte ainda irá predominar no primeiro dia de setembro e não há chance de chover. Na capital fluminense, com a aproximação das áreas de instabilidade, as temperaturas sobem rápido e chegam aos 31ºC. Além disso, as rajadas de vento podem chegar a 80km/h em todo o estado.

 

Na segunda-feira (2), volta a chover na região do Grande Rio e em parte do oeste e sul mineiro.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%