Dorian se fortalece como furacão de categoria 4

31/08/2019 às 14:57
por Aline Tochio

Oferecimento
Ventos sustentados passaram de 200 km/h. Sistema deve atingir a Florida na terça-feira.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) da NASA, o furacão Dorian atingiu categoria 4 na escala Saffir-Simpson noite de sexta-feira (30). Os ventos sustentados do sistema chegavam a 215 km/h. Ele estava a 925km de distância de West Palm Beach, na Florida.

 

dorian

Imagem de satélite no canal infravermelho às 14h de sábado (31). Fonte: RealEarth

 

A previsão de trajetória do Dorian mudou um pouco para leste durante o período entre terça e quarta-feira (03 e 04 de setembro), de forma que o olho do sistema não deva passar por cima da Florida. Existe um consenso entre os modelos de que, conforme Dorian se aproxime das Bahamas neste domingo (01), ele perca velocidade. Dessa forma, ele deve atingir a costa leste da Florida entre terça e quarta-feira, ainda como categoria 4. As previsões indicam que o centro do furacão vai passar longe o suficiente da costa de forma que os ventos mais fortes devem acontecer sobre o oceano.

 

A trajetória do Dorian para o decorrer da semana ainda é variável. A expectativa é que ele passe pela costa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul entre quinta e sexta-feira, porém não se descarta a possibilidade de que ele faça landfall entre os dias estados.  O "landfall" acontece quando a tempestade atinge o continente.

 

 

dorian2

Previsão do deslocamento do Dorian nos próximos dias

 

Impactos esperados no continente

O risco é alto para ventos fortes e prejuízos causados por inundações no norte das Bahamas, além de falta de energia elétrica que poderá durar alguns dias. Na costa leste da Florida, chuva e ventos intensos e alagamentos costeiros são esperados. No sudeste da Georgia e no leste das Carolinas, deverão ocorrer inundações costeiras com chuva volumosa e rajadas de vento muito fortes. Há possibilidade de atraso em voos, queda de energia elétrica e prejuízos ao longo da costa por causa das marés e das ondas grandes.

 

Veja também: Dorian deve atingir Bahamas e Flórida