Sol predomina no Sudeste no fim de semana

31/08/2019 às 11:16
por Joao Basso

Atualizado 31/08/2019 às 11:17

Oferecimento
O fim de semana é de sol, mas uma nova frente fria pode virar o tempo em boa parte da Região no início da semana

Neste sábado, 31 de agosto de 2019, o sol predomina em toda Região Sudeste do país. Uma massa de ar seco é responsável pelo tempo firme e devido aos ventos soprando do interior, a temperatura fica elevada no decorrer da tarde. Espera-se máxima de 32 °C em São Paulo, 35 °C no Rio De Janeiro e 30 °C em Belo Horizonte e também em Vitória

 

Frente fria se aproxima

 

Uma frente fria se aproxima pelo oceano, já na noite do sábado (31/08), causando formação de algumas áreas de instabilidade no oeste e no sul do estado paulista, próximo do Vale do Ribeira.

 

Este sistema se afasta pelo oceano já no domingo, 01 de setembro, e direciona os ventos contra a costa de São Paulo. Assim, a umidade aumenta e muitas áreas de instabilidade se espalham e causam chuva, principalmente no período da tarde. Os ventos podem soprar moderados a fortes, variando entre 40 e 60 km/h e ainda devido ao aumento da nebulosidade, a temperatura não sobe tanto na capital, onde deve fazer 26°C à tarde.

 

O começo da semana ainda deve ser de tempo instável e com muita nebulosidade em quase todo estado. Pode chover moderado a forte na capital durante a madrugada de segunda-feira.

 

Como fica o tempo no Rio de Janeiro?

 

O fim de semana segue ensolarado no Rio de Janeiro e a condição é de tempo firme e sem chuva em todo estado. A temperatura sobe bastante neste sábado e os ventos podem soprar moderados, alcançando entre 40 e 50 km/h no interior e até 65 km/h próximos da costa.

 

No domingo, o sol ainda predomina e faz calor. A máxima prevista na capital é de 31 °C e a diferença com relação ao sábado é causada pela mudança no padrão dos ventos. As nuvens aumentam à tarde, os ventos sopram moderados a fortes, com até 70 km/h e de sudoeste, reduzindo um pouco o calorão.

 

A chuva só deve chegar ao estado na segunda-feira, começando nas áreas da Costa Verde, Região Metropolitana e em áreas da divisa com a Zona da Mata, mas com fraca intensidade. Na Região dos Lagos, as nuvens aumentam, mas não chove. Enquanto que no Norte Fluminense, o sol ainda predomina e não há expectativa de chuva, apenas de ventos moderados a fortes.

 

 

Como fica o tempo no Espírito Santo e em Minas Gerais?

 

Neste sábado, 31 de agosto, o céu fica ensolarado e a temperatura se eleva rapidamente, principalmente nas áreas do interior, onde os níveis de umidade ficam bastante baixos. Vale ressaltar que os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h na costa do estado capixaba, mas variam entre 30 e 45 km/h em áreas do estado mineiro.

No domingo, 01 de setembro, o tempo ainda permanece estável, tanto em Minas Gerais, quanto no Espírito Santo. O sol segue predominando e a temperatura se eleva rapidamente, enquanto a umidade do ar cai. Os ventos podem soprar fortes e entre 50 e 70 km/h no litoral capixaba e com até 50 km/h de intensidade no centro-sul mineiro.

 

O tempo muda apenas no início da semana, quando áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria conseguem alçancar o sul mineiro.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%