Áreas de chuva avançam para a Grande São Paulo

19/09/2019 às 14:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva se espalham pelo sul, leste, centro e oeste de SP. Frente fria aumenta as condições de chuva para esta sexta-feira.

A presença de uma frente fria próxima ao litoral de São Paulo está estimulando a formação de áreas de nuvens carregadas em várias regiões do estado que favorecem pancadas de chuva com raios na tarde e noite desta quinta-feira, 19 de setembro. Além das nuvens que crescem no estado de São Paulo, por causa do calor e da proximidade com a frente fria, outras áreas de instabilidade avançam do Paraná para São Paulo e reforçam as condições para pancadas de chuva.

 

Por volta das 14h20  horas, radares meteorológicos detectavam o crescimento de áreas de chuva entre Porto Feliz, Sorocaba e Piedade que avançavam na direção da Grande São Paulo.  Outras áreas de chuva eram observadas no extremos sul do estado e tendem a avançar sobre o Vale do Ribeira, Baixada Santista, Sorocaba e Grande São Paulo no decorrer da tarde.

 

 

 

 

 

Esta quinta-feira segue muito quente em todo o estado de São Paulo, com temperaturas de até 40°C no norte e noroeste do estado. Na cidade de São Paulo, a temperatura já alcançava 32°C por volta das 14 horas.

No decorrer da tarde e na noite são esperadas pancadas de chuva com raios no centro, oeste, sul e leste do estado de São Paulo, incluindo o litoral, a Grande São Paulo, a região de Sorocaba, de Campinas e o Vale do Paraíba.

 

Frente fria nesta sexta

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, as condições para pancadas de chuva são maiores e para todas as regiões do estado de São Paulo por causa do calor intenso e do avanço de uma frente fria sobre o estado.

A cidade de São Paulo poderá ter recorde de calor para 2019 e também bater o recorde de calor histórico para setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o recorde atual de calor é de 35,9°C (12/9 e 2/2), que é a maior temperatura em 2019 até agora e também a maior temperatura já registrada em um dia de setembro desde 1943 (76 anos).

 

 

Foto de Maria Clara Machado, São Paulo (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%