Calor intenso e pancadas de chuva em SP

20/09/2019 às 01:01
por Redação

Oferecimento
O tempo muda e a temperatura cai no final de semana com passagem de frente fria. Primavera começa na madrugada de segunda, 23 de setembro

O avanço de uma frente fria  pelo litoral do estado de São Paulo e um sistema de baixa pressão atmosférica vão trazer condições para pancadas de chuva em praticamente todo o estado nesta sexta-feira. A temperatura vai cair no final de semana. 

 

Risco de chuva moderada a forte nesta sexta

Áreas de instabilidade provocadas pela frente fria e pelo calor espalham nuvens carregadas no decorrer do dia sobre o estado de São Paulo.

O dia deve seguir com muita nebulosidade, chuva a qualquer hora e algumas aberturas de sol no litoral sul paulista e no Vale do Ribeira. Na região de Franca, esta sexta-feira, 20 de setembro, vai ser de sol forte e ar seco. As demais áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, terão sol, calor e pancadas de chuva localizadas, com raios, de moderada a forte intensidade, principalmente à  tarde e à noite. Mas não se pode descartar alguma chuva já pela manhã no centro, oeste, sul e leste do estado. 

Os ventos vão se intensificar sobre o estado e as rajadas vão alcançar de 60 km/h a 80km/h.

 

Temperatura

São Paulo continua muito quente nesta sexta-feira, mas não deve bater recorde de calor. O recorde atual de calor para 2019 é de 35,9°C do dia 12 de setembro e do dia 2 de fevereiro. 

 

No final de semana, com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar, a temperatura vai sofrer queda, mais acentuada no leste e sul do estado . A sensação será de friozinho na Grande São Paulo. A temperatura cai no interior, mas ainda deve fazer calor nas áreas do centro-oeste e norte do estado. 

 

 

 

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP)

 

 

Chuva frequente no litoral no final de semana

Áreas de instabilidade vão ganhar força sobre o litoral paulista neste final de semana. No sábado, no litoral sul e na região do Vale do Ribeira a previsão é de chuva frequente. Para o litoral norte a previsão é de chuva a qualquer hora, muita nebulosidade, mas o sol ainda deve aparecer em alguns momentos. 

 

No domingo, a chuva vai se intensificar sobre todo o litoral, ser frequente e acumular maiores volumes. Na região do Vale do Ribeira o dia vai ser com garoa. 

 

Chuva na Grande São Paulo

A previsão para a Grande São Paulo no sábado, 21 de setembro, é de muita nebulosidade, algumas aberturas de sol e chuva de fraca a moderada intensidade a qualquer hora. No domingo a chuva deve ganhar força e ser frequente. A temperatura fica amena durante todo o fim de semana.

 

 

Sol e calor no interior

NO fim de semana, as nuvens carregadas se afastam do centro-oeste e noroeste do estado de São Paulo. O tempo volta a secar, faz calor e sol predomina.

A região de Ribeirão Preto, Franca, Pirassununga, Campinas e de Campos do Jordão terão pancadas de chuva com raios no fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%