Chance de chuva aumenta em BH

20/09/2019 às 13:06
por Angela Ruiz

Atualizado 20/09/2019 às 15:32

Oferecimento
Último dia do Inverno será marcado por mudanças no padrão do tempo

A estiagem já dura mais de 100 dias em Belo Horizonte, segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. Junho, Julho e Agosto são os meses do ano mais secos na capital mineira, o que é normal para esta época do ano. Ainda segundo o órgão, a última chuva significativa observada na capital mineira foi no dia 04 de junho, quando foram acumulados 11,3 milímetros.

 

De lá pra cá não houve registro de chuva. A estiagem está associada a grande massa de ar seco que predomina sobre a maior parte do estado de Minas Gerais e impede a formação de nuvens carregadas e inibe a chegada de frentes frias. Por causa da falta de nuvens de chuva o ar vai ficando cada vez mais seco e os níveis de umidade ficam baixos em várias localidades mineiras. 

 

 

Afinal, quando vai chover?

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a passagem de uma frente fria vai favorecer uma mudança no padrão do tempo sobre boa parte de Minas Gerais. Ainda no sábado, a umidade aumenta em áreas do sul e do triângulo mineiro. Com o calor presente na atmosfera existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios, especialmente à partir da tarde. Nas demais áreas do estado, sol, calor sem chuva.      

 

O tempo quente e seco está com as horas contadas em Belo Horizonte. Os últimos dias do Inverno prometem mudanças no tempo para a capital mineira. Áreas de instabilidade deixadas pela passagem de uma frente fria vão espalhar nebulosidade e mais umidade sobre Minas Gerais, exceto no norte do estado que continua com tempo seco.

 

No decorrer do domingo, como calor e a umidade a chance de pancadas de chuva com raios são altas na Grande Belo Horizonte, entre o meio da tarde e o começo da noite. No sul de Minas há risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Na zona da mata, o tempo fica instável com muitas nuvens intercalando períodos de sol com chuva a qualquer hora. 

 

A tendência, é que a umidade aumente no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, na próxima segunda-feira. Sendo assim, o início da Primavera será marcado pelo retorno das pancadas de chuva típicas da estação em áreas ao leste do estado, divisa com o Espírito Santo.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

25°
max

10mm / 90%