Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Aracaju registra maior chuva em 24h desde 2011

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lucas Soares, Aracaju (SE)

4 min de leitura

Oferecido por

Aracaju, capital de Sergipe, teve muita chuva na madrugada e principalmente na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro. Choveu de 50 mm a quase 90 mm em poucas horas, superando a média normal de precipitação para todo o mês de outubro.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 63,0 mm de chuva acumulados no período de 24 horas entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de outubro, mas na prática, a chuva ocorreu toda entre o meio da madrugada e o fim da manhã do dia 3. Apesar da grande quantidade de nuvens, não choveu mais durante a tarde.

Pela medição do INMET, o total de 63 mm foi o maior volume de chuva em 24 horas registrado em outubro em Aracaju, desde 2011, quando choveu 71,9 mm entre os dias 18 e 19 de outubro daquele ano.

A média de chuva para outubro em Aracaju é de aproximadamente 61 mm. Então, em menos de 24 horas choveu um pouco mais do que choveria durante todo o mês de outubro.

Em outros locais da cidade, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou volumes de chuva ainda mais elevados, em 24 hora. No Centro choveu 87,6 mm e no Jardim Barbosa choveu 70,4 mm.

 

VCAN

As áreas de instabilidade que provocaram muita chuva em Aracaju foram formadas pela circulação de um VCAN - Vórtice Ciclônico em Altos Níveis - uma circulação ciclônica de ventos em torno de 10 mil metros de altitude que nesta quinta-feira se encontrava no litoral sul da Bahia. 

 

Previsão

A partir desta sexta-feira, as áreas de instabilidade do VCAN não vão mais afetar o litoral de Sergipe. O sol aparece com força, mas ainda podem ocorrer algumas rápidas pancadas de chuva. Porém, não tem mais previsão de chuva forte e volumosa.

Para o fim de semana, a previsão é de sol e chuva passageira.

 

 

Foto de Lucas Soares, Aracaju (SE)

 

Litoral da Bahia em atenção para o aumento da chuva

O VCAN influencia o litoral da Bahia nesta sexta-feira. Há condições para chuva em todo o litoral baiano, incluindo Salvador, mas o risco de chuva forte fica para a região de Porto Seguro, no litoral sul baiano. Outras áreas do litoral da Bahia devem ter chuva a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na região do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina. 

 

Tempo seco predomina no Nordeste

O sol forte e o tempo seco predominam nas demais áreas do interior da Bahia e por quase todo o Nordeste do Brasil nos próximos dias.

Para esta sexta-feira, tem previsão de chuva passageira para o litoral de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba, mas o sol aparece forte.

O fim de semana será com sol forte na faixa litorânea de Sergipe até o Maranhão. Chove rápido no domingo no litoral da Bahia, de Alagoas, de Sergipe e de Pernambuco

 

O sul do Maranhão pode ter pancadas de chuva com raios na sexta-feira, 4 de outubro.  No fim de semana, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer no Maranhão, mas no sábado, 5 de outubro, pode chover em Teresina e outros locais na divisa do Piauí com o Maranhão.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias