Saiba o que é chuva de monções

10/10/2019 às 00:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A mudança na direção dos ventos faz o clima mudar de seco para úmido em poucos dias em várias regiões do planeta

com colaboração do meteorologista César Soares

 

A estação chuvosa na Índia e em todo o sul do Ásia é chamada de monções e é sempre muito esperada. É um período de chuva frequente e volumosa que se estende por cerca de 4 meses, de junho a setembro. Antes da chuva começar, o calor é intenso no continente, com temperaturas que superam os 40°C. A chuva de monção (ou chuva de monções) ocorre no verão do Hemisfério Norte.  Só que diferente de diversas áreas do globo, os volumes acumulados sobre algumas áreas em 4 meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3000 mm.

 

 

Volumes de precipitação extremamente elevados como estes acarretam transtornos como enchentes, grandes deslizamentos de terra e até mortes, mas também são importantes para a agricultura, para o desenvolvimento das plantas, abastecimento de água para as populações e também para a geração de energia.

 

A chuva de monção é esperada e ocorre todos os anos,  mas pode variar de intensidade de um ano para outro. Em alguns anos, pode ser muito fraca e até não ocorrer ocasionando uma situação de seca que gera muitos problemas sociais e econômicos no sul da Ásia.

 

Por causa da chuva de monção, o sul da Ásia está entre áreas com maior média de precipitação anual no planeta Terra, com volumes médios que podem chegar a quase 5000 mm  .

 

 

O que significa monção?

A palavra monção significa estação. Em meteorologia, monção é um padrão de precipitação e está associado a uma mudança na direção do vento. Na região da Índia, e em todo o sul do Ásia,  esta alteração na direção do vento é brusca e causa profundas modificações no clima: onde predominava o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens carregadas e chuva torrencial pode vários meses.

 

Como a chuva de monção se forma?

A chuva de monção se forma a partir de uma mudança na direção dos ventos. A circulação de monção começa quando o vento muda de norte para as direções entre sudoeste e sudeste. Quando o vento deixa de soprar de norte (do continente para o mar), o transporte de ar seco para o sul da Ásia é interrompido. Ao mesmo tempo, o vento passa a soprar de sudoeste, sul e sudeste (do mar para o continente) transportando para o interior do continente o ar mais úmido dos oceanos Índico e Pacífico durante os meses de verão no Hemisfério Norte (HN).

 

 

Circulação do vento na moção de inverno no sul da Ásia

 

 

 

Circulação do vento durante a monção de verão no sul da Ásia

 

O ar úmido em contato com o continente muito aquecido gera grandes massas de nuvens carregadas, que persistem sobre o sul da Ásia por semanas seguidas e provocam muita chuva.

 

 

Mudanças causadas pela monção de verão no sul da Ásia

 

 

Confira a entrevista do meteorologista César Soares com a professora Leila Carvalho, especialista em monções, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara

 

 

 

 

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06